Você já conhece o papagaio do congo?

Papagaio do congo é uma ave originária do continente africano. Conhecido pelo nome científico de Psittacus Erithacus, também pode ser encontrada pelo nome de Papagaio Cinzento.

Essa é uma das aves mais inteligentes do mundo, com capacidade de reproduzir diversos sons e palavras.

Além disso pode fazer associação de palavras com objetos e solucionar enigmas. Devido a essas qualidades, é uma das aves preferidas para ter como animal de estimação!

Características marcantes

Quem gosta Animais exóticos, essa ave é ideal! Considerada como um pássaro grande, suas medidas podem ser de cerca de 32 centímetros da cauda ao bico.

Como seu nome já diz, suas penas são de coloração acinzentada e bem brilhosas. Os bicos são pretos e as caudas tem a presença de penas vermelhas e reluzentes.

Para quem gosta de animais de inteligência avançada, o Papagaio do Congo consiste em um bichinho que desperta o interessante ao observar seu comportamento.

São muito amorosos e dóceis com seus donos. Porém ele necessita de carinho e entretenimento, caso contrário, ele se torna infeliz e agressivo, podendo demonstrar isso de maneiras nada agradáveis para chamar a sua atenção.

Se você tem amor para dar e gosta de ensinar tudo que o animal consegue aprender, a relação vai ser bem saudável e duradoura. Eles podem viver mais de 50 anos e chegar até aos 75!

Os cuidados com o papagaio do congo

As aves precisam também de cuidados com a higiene diários. É fundamental que a gaiola onde o pássaro vive, seja higienizada e limpa todos os dias, assim como seus potes de comida e água lavados com água e detergente neutro.

Quando escolher a gaiola para esse tipo de pássaro, é importante lembrar que ele gosta e necessita de um espaço para esticar suas asas sem que haja contato com a estrutura e que possa andar sem muitas limitações no interior da casinha. Qualquer dúvida sobre o espaço, consulte Clínica veterinária de animais exóticos.

É sempre bom monitorá-lo quando estiver fora da gaiola, por se tratar de um animal curioso, ele pode se esconder em lugares perigosos, bicar algo que possa machucá-lo ou até deixar o bichinho em situação complicada no caso de contatos com tomada, eletrodomésticos e fios soltos. Sempre importante ter o contato com uma Clínica veterinária de animais.

Por ser um animal que utiliza das unhas para se equilibrar, locomover e levar a comida até o bico, é importante que elas sejam cortadas, pelo menos, uma vez a cada 3 meses por um veterinário habilitado e que entenda de animais exóticos.

Assim, evita que as unhas quebrem e causem sangramentos que podem gerar infecções ou, quando grandes, ferimentos nos donos e quem tiver contato com eles.

Sempre bom, ao tiver que realizar esse procedimento, visitar Clínica veterinária papagaio do congo. Lembrando os cuidados:

  • Alimentação variada de ração e alimentos frescos;
  • Reservar de 1 a 2h por dia fora da gaiola;
  • Cortar as unhas a cada 3 meses;
  • Gaiolas espaçosas;
  • Monitoramento quando o pássaro estiver fora da gaiola.

Alimentação

Os Papagaios do Congo são aves de alimentação vegetariana. Por isso é indicado rações misturadas com frutas e verduras desidratadas. Eles também gostam de variar a alimentação e o horário.

Sempre bom agradá-los com petiscos como sementes, ovos cozidos e frutas e verduras frescas.
Assim, você ajuda no equilíbrio da alimentação e do humor do pássaro. O peso desse animal pode chegar a 400 gramas.

Exercícios

Movimento é essencial para o bom funcionamento da saúde física e mental do papagaio do congo de estimação.

É ideal que eles passem diariamente de 1 a 2 horas fora da gaiola para que possam brincar, esticar as asas e se movimentar para exercitar os músculos e ossos.

Como dito acima, eles não podem ficar entediados, por isso é interessante que tenham uma variedade de brinquedos que possam utilizar o bico para mastigar.

Isso vai fortalecer suas mandíbulas e bico, parte fundamental e muito forte da estrutura do pássaro.

Incríveis aves para criar soltas à mão, são muito meigas e carinhosas. Emitem vários tipos de sons e podem falar até 200 palavras, inclusive frases completas! Sua inteligência é incrível! Eles são como crianças. Vão repetir tudo que ouvem até assimilar o significado dos sons e palavras.

Por isso, é sempre bom ter cuidado com o que diz perto deles, ninguém quer um papagaio boca suja em situações mais formais, não é mesmo? Não esqueça: Consulta veterinária para papagaio do congo. Sempre importante!

Deixe uma resposta