Um pouco mais sobre banho e tosa para gatos

Cada vez mais o mercado pet se expande. Temos hoje, grandes redes que oferecem os mais diversos produtos e serviços como banho e tosa para a crescente demanda que existe em relação aos cuidados para os animais de estimação.

Sãos mais variados serviços, desde Hotel para gatos, até o mais tradicional banho e tosa, e tudo isso se expande cada vez mais. Um dos motivos que podem ser pontuados para esse abrupto crescimento de mercado, é a questão acerca do papel que os animais têm hoje nas famílias.

Diferente de antes, que eram apenas animais de estimação, hoje, os cães e gatos se tornaram verdadeiros membros da estrutura familiar.

Essas famílias, cada vez mais nucleares e com poucos filhos, agregaram os animais para sua formação, e devido a isso, passaram a atender as mais diferentes demandas que os bichinhos requerem.

Desde limpeza, alimentação, exercícios físicos, adestramento. O mercado só cresce, temos já a profissão de Dog walker tendo um enorme reconhecimento e crescimento em oferta de profissionais.

Pois bem, os serviços mais procurados nesse meio estão relacionados com a higiene do animal, e dentre esse segmento, o banho e tosa é, com certeza, o mais buscado.

Muitas pessoas estão familiarizadas com o tema em relação aos cachorros, porém, os gatos também demandam esse tipo de serviço, e este que pode trazer diversos benefícios ao felino.

Para que você possa oferecer ao seu gato uma melhor qualidade de vida e higienização, elaboramos este texto com alguns detalhes acerca do banho e tosa realizado em gatos.

Para isso, aconselho que continue com a sua leitura e venha conosco descobrir mais sobre o que esse tipo de serviço pode agregar à seu animalzinho.

Banho e tosa

Para aqueles que consideram o Banho e tosa como algo supérfluo e desnecessário, está cometendo um engano muito grande.

Diversos especialistas em medicina veterinária atestam que o banho e tosa é um importante item para a manutenção da higiene do animal, mas não só para este fim, o serviço tem alta utilidade em minimizar diversos problemas de saúde, garantindo um grande bem estar para a vida dos pets.

É um procedimento que nem sempre é prazeroso de se realizar, afinal muitas vezes o pet se mostra avesso a ideia do banho e principalmente da tosa, mesmo que para alguns seja algo normal e que não acarreta problemas maiores.

Por esses fatos, o procedimento deve ser realizado com a devida cautela, escolhendo estabelecimentos sérios, com uma boa estrutura de funcionamento e com uma equipe de profissionais devidamente qualificados para a realização do serviço.

Posterior a execução da tarefa é importante observar como o gato retorna e como ele age ao longo do dia.

Cuidados específicos

Buscando ter Cuidados com gato, deve-se saber que cada animal necessita de um tipo específico de banho e tosa, levando-se em consideração, principalmente o seu tipo de pelagem.

Há várias partes do corpo do felino que precisam de uma atenção maior no momento do banho e da tosa.

Um exemplo é a chamada “almofadinha”(coxim), que necessita que se retire o pelos da região para que se evite escorregões enquanto andam ou correm, podendo provocar acidentes sérios ou mesmo limitar a sua mobilidade.

Uma outra parte que também necessita de muita atenção, é a região da barriga do bichano.

Nela, há um grande acúmulo de sujeira, juntamente das partes íntimas, que permitem a proliferação de parasitas e bactérias dos mais diversos tipos. Além dessas, na região da orelha também é altamente importante que o tosador realize a limpeza correta e o corte do excesso de pelo.

Em síntese, podemos resumir os benefícios do banho e tosa nos seguintes itens:

  • Higiene ao animal;

  • Impede a proliferação de bactérias;

  • Melhora a locomoção do animal;

  • Alivia em épocas de excessivo calor.

Enfim, buscando sempre uma instituição veterinária com a seriedade básica, seu gato terá uma boa experiência.

Além do banho e tosa, esses estabelecimentos comercializam Brinquedos para felinos, o que é uma ótima opção para a diversão de seu animal, que pode vir a ficar um pouco triste por conta da tosa, por exemplo. Um brinquedo para a sua diversão é a melhor opção.

O mercado pet já é gigantesco, e oferece uma diversidade grande de opções para que possamos manter nossos animais numa condição de vida muito agradável.

Adestrador de cachorros e gatos, cuidador, passeador, todos são serviços que cada vez se mostram mais úteis e altamente benéficos para a vida de nossos bichinhos.

Deixe uma resposta