Serviços presentes em uma clínica veterinária

O número de animais de estimação dentro das residências aumentou nos últimos anos no Brasil, fazendo com que o país entrasse no ranking e ocupasse o segundo lugar em número de animais domésticos nas moradias.

Por conta disso, o mercado no ramo de cuidado veterinário, como pet shops que cuidam da estética e as clínica veterinaria 24hrs vem crescendo. Atualmente, esses mercados movimentam cerca de 14 bilhões de reais, sendo que só o setor de pet shop cresce 17% ao ano.

O segmento veterinário, principalmente o médico, vem crescendo também, por conta dos cuidados que os donos de animais tomam com seus pets e pela visão que eles são membros da família e que precisam ser cuidados.

Assim, esse ramo também vem investindo em tecnologias diversas como ultrassom com doppler veterinario e serviços de emergência.

Nesse sentido, neste artigo trataremos sobre alguns serviços prestados pela clínica veterinária e que são tão importantes para a qualidade de vida dos animais domésticos.

Fisioterapia para os gatos

Um dos serviços que vem crescendo nas clínicas veterinárias são os tratamentos de traumas em cães e gatos.

Um desses tratamentos é o da fisioterapia aplicado largamente nos cães, porém, com o passar do tempo e desenvolvimento técnico a fisioterapia gatos começou a ganhar destaque.

A fisioterapia consiste no uso de manobras e equipamentos específicos que fazem com que os gatos possam se recuperar de traumas, promovendo o relaxamento e a prevenção de dores e desconfortos que o gato sofre.

Como funciona a fisioterapia?

Existem muitas metodologias para que a fisioterapia para gatos seja feita.

De um modo geral, são usados exercícios de solo (que se parecem com os as atividades de Pilates), além de equipamentos para que a inflamação e a dor seja diminuída.

Há também sessões de fisioterapia dentro de piscinas específicas e exercícios como hidroesteiras. Esse procedimento depende muito do cuidado da médica veterinária, pois trabalha com um elemento que os gatos não costumam gostar: a água.

As sessões são curtas e interativas, fazendo com que o animal realize todas as atividades.

Existem diversas estratégias na fisioterapia como:

  • Cinesioterapia (exercícios);
  • Hidroterapia;
  • Magnetoterapia;
  • Laserterapia;
  • Uso de calor e frio.

Emergência veterinária

Um serviço que vem ganhando destaque nos atendimentos veterinários é o de emergência 24 hrs. Esse serviço consiste na ação médica veterinária em decorrência de diversos acidentes ocorridos com os animais.

Assim, em uma emergência veterinária, é importante o uso de um diagnóstico rápido para que as intervenções sejam feitas de maneira mais precisa possível, guardando a vida do animal de estimação do perigo.

Em uma emergência canina, felina ou de outro animal, o profissional lida com diversos tipos de ocorrências que podem ser desde acidentes provocados por brigas com outros animais, como episódio patológicos como paradas cardiorrespiratórias e episódios convulsivos.

Para que o atendimento de emergência veterinária possa ter altos níveis de sucesso, é muito importante a chamada golden hour , ou seja, hora de ouro. Esse conceito também é aplicado na medicina humana e diz respeito ao atendimento ao animal até a primeira hora do acidente. Muitas vezes isso significa a vida ou morte do pet.

Isso acontece porque é na primeira hora que as medidas e tratamentos mais urgentes são feitas para que ocorra a estabilização do quadro de saúde geral.

Em alguns casos mais extremos, é preciso o uso de uma ambulância para animais. Essa ambulância não se diferencia muito das que são usadas pelos humanos, é preciso apenas alguns retoques e adaptações para que o atendimento seja correto e eficiente.

É preciso que se mantenha alguns equipamentos dentro da ambulância para animais como:

  • Tanques de oxigênio;
  • Antissépticos;
  • Ataduras;
  • Gaiolas;
  • Coleiras, caixas de transporte e focinheiras.

Ultrassom com doppler

Graças a tecnologia, o atendimento aos animais e também os exames se sofisticaram. Nesse sentido, um dos exames usados na clínica veterinária é o ultrassom veterinário com doppler.


O doppler é uma modalidade de ultrassonografia que permite definir o sentido e a velocidade do fluxo sanguíneo.

Esse exame então permite que o exame ultrassonográfico seja complementado, dando mais informações sobre o fluxo sanguíneo do animal.

Existem algumas variações dentro do exame doppler veterinário como o:

  • Doppler colorido;
  • Doppler de potência;
  • Doppler espectral ou pulsado;
  • Doppler de onda contínua.

Assim, vimos que os serviços veterinários são variados, que vão desde a aplicação de um exame tecnológico, como o ultrassom até o atendimento de emergência, tudo para que a vida dos pets seja garantida e sua saúde monitorada.

Deixe uma resposta