cuidados pets

Serviços importantes para cuidar do seu pet

Os animais de estimação são os grandes companheiros e amigos das pessoas. Mais do que bichos, os pets são tratados e considerados como um membro da família por alguns indivíduos, pois estão presentes sempre nos momentos difíceis e possuem um afeto verdadeiro pelo seu dono. A presença de um cachorro ou gato em um lar consegue trazer mais alegria.

O processo de adoção de um animal deve ser bem analisado, ou seja, todos os moradores na edificação devem estar de acordo com a chegada do bichinho.

Organizar o espaço, dedicar tempo para os cuidados com a saúde e atenção é essencial para a saúde e qualidade de vida do cão ou gato, porque assim como os seres humanos, os bichos necessitam de carinho, mais ainda dependem de alguém que cuide dele para viver bem.

Fazer uma organização no seu orçamento financeiro é importante, pois alguns serviços que são essenciais para os cuidados e saúde, ajudando a evitar dores de cabeça e comprometimento ao bem-estar do bichinho, podem demandar certo investimento. Vale destacar ainda que a manutenção da saúde e do bem-estar é melhor para o pet e para o bolso.

Serviços essenciais para os animais

Banho e tosa, consultas ao veterinário, exames, vacinas, serviços estéticos e de hospedagem são importantes para conseguir cuidar do seu amiguinho com qualidade e segurança.

Em um pet shop, por exemplo, podem ser realizados os serviços mais simples. Esse local é específico para a venda de produtos e acessórios para os animais, mas pode ter um espaço para banhos e tosas.

Consultas com veterinários, realização de exames e procedimentos médicos são a especialidade de uma veterinaria 24hrs, local que possui atendimento a qualquer momento para ajudar a cuidar da saúde dos bichos, oferecendo os melhores profissionais e métodos para tratar o cão ou gato com eficiência e apresentando bons resultados até em situações de emergência.

Os tutores dos bichinhos estão cada vez mais preocupados com a saúde e qualidade de vida dos pets. Esse fator fez com que aumentasse o número de clínicas veterinárias que realizam atendimentos 24hrs.

As especialidades médicas dos animais estão bem semelhantes ao atendimento humano. Os tipos de trabalhos realizados nos hospitais veterinários são:

  • Consultas;
  • Terapias;
  • Laboratório;
  • Centro de diagnósticos;
  • Internações.

Os exames laboratoriais veterinários são imprescindíveis para o tratamento do animal. O pedido é feito pelo veterinário, para que tenha mais informações sobre o estado de saúde do pet e o que pode ser feito para tratá-lo.

Os exames mais solicitados são hemograma, eletrocardiograma, função hepática, fezes e urina, ultrassonografia abdominal e podem ser solicitados outros caso seja necessário.

Exames especializados

Um ultrassom com doppler veterinario é um grande aliado dos médicos. Esse exame é realizado para analisar a circulação sanguínea, detectando vasos presentes na parte interior de lesões. O doppler permite que o profissional consiga dados qualitativos e quantitativos sobre o fluxo de sangue do animal.

Há vários tipos de doppler que pode ser encontrados em ultrassom como o doppler colorido, de cristal, onda contínua, pulsado ou espectral e de potência.

O uso desse recurso nos exames ajuda a verificar os órgãos e funções vitais dos bichos em tempo real. É fundamental em casos de:

  • Oncologia veterinária;
  • Acompanhamento gestacional;
  • Biotécnicas reprodutivas;
  • Avaliações cardiológicas;
  • Vascularização dos testículos;
  • Avaliação reprodutiva;
  • Doenças hepáticas.

Os cuidados com a parte dentária do animal é muito importante, pois evita que os dentes fiquem prejudicados e apodreçam.

Em uma clínica veterinária, o médico pode fazer uma avaliação da condição dos dentes do pet usando o ultrassom dental veterinário, aparelho que auxilia na profilaxia e remoção de tártaro.

Possui acionamento por pedal, insertos para raspagem, chave de aperto, display analógico, controle de intensidade e um excelente fluxo de irrigação.

Uma vantagem desse aparelho é que ele consegue realizar a limpeza dos dentes de cães e gatos sem danificar o esmalte e a estrutura dentária.

Reabilitação

A fisioterapia gatos é uma grande aliada no tratamento de problemas articulares, motores, neurológicos, endócrinos, musculares e respiratórios.

A fisioterapia consiste no uso de equipamentos e realização de manobras para promover relaxamento corporal, diminuindo os sintomas e incômodos.

Nas sessões os profissionais usam:

  • Radiofrequência;
  • Eletroterapia;
  • Uso do calor e do frio;
  • Hidroterapia;
  • Laserterapia;
  • Magnoterapia;
  • Cinesioterapia.

Os benefícios da fisioterapia vão desde a prevenção de problemas e tratamento de doenças até a melhora da socialização do animal.

Remédios

Assim como os humanos, os animais necessitam de remédios para tratar dores e doenças sérias.

floral para cães ansiosos é um tipo de remédio natural que ajuda no controle das emoções, sendo um bom aliado contra hiperatividade, ansiedade e depressão. Em pets shops há opções de florais que podem ser usados nos cuidados com o seu animal.

Portanto, investir tempo e capital para os serviços e produtos que ajudam no cuidado com cães e gatos são jeitos de garantir qualidade de vida, saúde e bem-estar ao bichinho, gerando bons momentos de felicidade ao pet e ao dono.

Deixe uma resposta