Serviços importantes nos cuidados com os gatos

Os animais de estimação são os amigos e companheiros dos indivíduos, que os consideram mais do que bichos, tratando-os e considerando-os como membros da família. Sejam cachorros, gatos ou animais exóticos, todos devem ser tratados com cuidados específicos e muito carinho.

Assim, o fato dos pets estarem presentes em todos os momentos, alegres e tristes da vida, cria-se um afeto verdadeiro e muito poderoso, pois presença de um cachorro ou gato pode alegrar na casa. Contudo, é necessário se atentar a alguns fatores para proporcionar mais saúde, bem-estar e alegria a esses pequenos companheiros.

Nesse sentido, o processo de adoção animal deve ser bem analisado. Além disso, todos os moradores do imóvel devem estar de acordo com a chegada do bicho.

Para isso, organizar um local para acomodação e dedicar tempo aos cuidados com a saúde e atenção é fundamental para a qualidade de vida do cão ou gato. Afinal, da mesma forma que os seres humanos, os animais necessitam de carinho e dedicação.

A organização do tempo e do capital é muito importante, bem como os serviços de saúde são essenciais para evitar sérios problemas que podem comprometer o bem-estar do pet.

Serviços que ajudam nos cuidados com os animais

Exames, vacinas, consultas com o veterinário, banho, adestramento, alimentação e cuidados estéticos podem ajudar a proporcionar conforto e segurança ao animal.

Nos estabelecimentos nomeados pet shop, por exemplo, os funcionários podem realizar todos os procedimentos para garantir o melhor ao bichinho, em relação aos cuidados estéticos e de saúde.

Alguns estabelecimentos também possuem o espaço para as vendas de produtos de higiene, acessórios, brinquedos, roupas, além de um ambiente para os serviços especiais.

As consultas com o médico veterinário, uma vez ao ano, também é importante para saber como está o estado de saúde do animal.

Desse modo, um veterinário tucuruvi é uma alternativa para as pessoas que vivem nesta região e necessitam dos serviços deste profissional. O mesmo ocorre nas demais regões do país.

O custo da consulta pode variar conforme a localização do médico, por isso, pesquisar as opções em clínicas, hospitais e consultórios particulares são a solução para conseguir um atendimento de qualidade. Contudo, há ainda a opção de recorrer à clínicas de atendimento popular, com custos reduzidos e campanhas gratuitas.

Durante a avaliação, o médico analisa o animal e faz algumas perguntas ao dono para ter mais informações.

Além disso, exames de rotina podem ser solicitados para a elaboração de um diagnóstico mais completo. Dentre os exames mais pedidos estão: hemograma, função hepática, urina e fezes, eletrocardiograma, ultrassom abdominal e teste alérgico.

Vale destacar ainda que os valores dos exames podem variar de acordo com a especialidade e clínica, bem como a emergência da realização.

Saúde bucal

Investir dinheiro em serviços específicos para os gatos são fundamentais para aumentar o seu tempo de vida com qualidade.

A saúde dentária também é um jeito de evitar que os dentes fiquem comprometidos e apodreçam. Nos hospitais e clínicas veterinárias, por exemplo, os profissionais utilizam um ultrassom dental veterinário para fazer os procedimentos de remoção do tártaro e profilaxia.

Os dentistas usam este aparelho para avaliar as condições da arcada dentária. Este equipamento possui um acionamento por pedal, insertos para raspagem, controle de intensidade, excelente fluxo de irrigação, chave de aperto e um display analógico que facilita o trabalho e cuidado com o animal.

Reabilitação

Além dos exames de rotina, a realização de uma fisioterapia para gatos é uma grande aliada para resolver os problemas nas articulações, motores, neurológicos, musculares, endócrinos e respiratórios.

O procedimento consiste no uso de equipamentos, movimentos e manobras para o relaxamento corporal, diminuindo os incômodos e sintomas.

Durante as sessões os fisioterapeutas usam:

  • Cinesioterapia;
  • Eletroterapia;
  • Hidroterapia;
  • Magnoterapia;
  • Radiofrequência;
  • Laserterapia;
  • Uso do calor e frio.

Os benefícios da fisioterapia consistem na prevenção e tratamento de doenças e melhora na socialização, bem como auxilia na recuperação dos movimentos após traumas.

Os gatos também podem ter problemas de rinotraqueíte ao longo da vida. Este problema pode ser sintomas semelhantes ao de uma gripe.

Quando o dono começar a ver algo de diferente com o seu bichinho, levá-lo ao um veterinário próximo para entender o que está acontecendo é a solução para conseguir tratar a doença rapidamente e evitar complicações.

Isso porque esta patologia pode se transformar em uma infecção que, se não for tratada corretamente, pode deixar problemas crônicos para o resto da vida.

Nesse centexto, uma rinotraqueíte felina tratamento é feito com remédios para controlar a febre e os sintomas. Ainda é possível que haja a recomendação de inalação.

Mais ainda, em caso de necessidade, a prescrição de antibióticos pode ser feita pelo profissional, além da indicação de uma dieta pastosa e alimentos aquecidos para facilitar a alimentação e deglutição.

Os diversos exames, tratamentos e remédios exigem muito dinheiro e não são todas as pessoas que podem arcar.

Assim, nas situações em que os donos não possuem recursos para consultas particulares e outras questões, os serviços de uma clinica veterinaria popular é a solução.

Este estabelecimento possui preços acessíveis para que os indivíduos possam cuidar do seu animal. Alguns hospitais veterinários em universidades também oferecem atendimentos gratuitos, que são feitos pelos estagiários e profissionais que assessoram no procedimento.

Sendo assim, investir tempo para os melhores cuidados para o seu gato é o jeito de proporcionar a ele qualidade de vida, bem-estar e saúde, fatores que proporcionam momentos felizes ao dono.

Deixe uma resposta