veterinária

Saiba quais são os principais itens para a clínica veterinária

Os animais de estimação são considerados membros da família e por isso recebem todos os cuidados necessários para a conservação da sua saúde e bem-estar.

Com isso o setor de atendimento às necessidades do animais tem se estendido e hoje é composto por consultórios, clínicas e hospitais veterinários, pet-shop, banho e tosa, creches e hotéis para que eles todas as demandas do setor sejam atendidas com qualidade e eficiência.

Dentro os estabelecimento, um dos mais necessário são aqueles destinados a saúde dos animais, compostos por profissionais qualificados eles são responsáveis pela verificação regular da saúde dos pets, bem como no diagnóstico e tratamento das doenças que eles possam desenvolver.

Com estruturas modernas e completas os espaços destinados ao atendimento veterinário são essenciais.

Para compreender quais são os serviços oferecidos bem como os equipamentos e procedimentos realizados por ele e levar o seu animal ao local mais indicado, abaixo há descrição dos principais serviços e equipamentos presentes nestes locais.

O que é uma clínica veterinária?

A clínica veterinária é um espaço destinado ao atendimento de animais, realização de consultas, tratamentos clínicos e cirúrgicos.

Seu horário de funcionamento pode ser apenas nos horários convencionais comerciais, ou nos horários estipulados pelo veterinário responsável pelo local.

Caso a clínica opte por oferecer os serviços de internação, o funcionamento da clínica deve ser de 24 horas, mesmo que o atendimento ao público não seja. O responsável pelo estabelecimento precisa ser obrigatoriamente um médico veterinário.

O que é um hospital veterinário?

O hospital veterinário oferece todos os serviços clínico e cirúrgicos, tendo como principal diferença a obrigatoriedade de atendimento ao público pelo período de 24 horas, assim são utilizados, principalmente, em situações de emergência canina, felina ou de qualquer outro animal de estimação.

Dessa forma é obrigatório também a presença de médicos veterinários plantonista para os atendimentos.

Os custos com atendimentos, procedimentos e remédios podem resultar em gastos muito altos que nem sempre podem ser arcados pelos donos.

Com o intuito de atender a essa demanda e a essa classe da sociedade há o veterinário popular, estabelecimentos que prestam todas as assistências necessárias a preços mais acessíveis, para que nenhum animal ou pet fique sem o devido tratamento.

Além desse método de atendimento há o veterinário gratuito que presta atendimento aos animais que não possuem nenhuma condição de pagar pelo atendimento e tratamento dos seus animais.

Esse atendimentos são bancados por organizações não governamentais que são mantidas por doações e outras instituições.

Ultrassom veterinária

Assim como os demais setores, a medicina veterinária também foi beneficiada com os avanços e desenvolvimentos da tecnologia que tornaram os processos mais práticos, seguros e simples de serem realizados.

Um dos benefícios foi a ultrassom veterinário com doppler, por meio da sua utilização é possível:

  • Reduzir os procedimentos invasivos;
  • Agilizar os exames;
  • Diagnósticos precisos;
  • Atendimento mais rápido.

Aplicados para examinar a circulação, o doppler se tornou um grande aliado para detectar e caracterizar os vasos sanguíneos no interior das lesões.

Sendo útil também para a avaliação da vascularização presente nos órgãos ou sistema arterial, pois oferece imagens dinâmicas em tempo real.

A sua aplicação é essencial em alguns cenários como:

  • Avaliação reprodutiva;
  • Diagnóstico e tratamento de doenças hepáticas;
  • Avaliações cardiológicas;
  • Acompanhamento gestacional;
  • Oncologia veterinária.

Além da ultrassom há outros aparelhos que são utilizado pelos médicos veterinários, os instrumentos cirúrgicos veterinários mais utilizados são:

  • Conjunto de bisturis;
  • Pinças de tecido;
  • Porta-agulhas;
  • Tesouras;
  • Afastadores;
  • Fios de suturação.

Dessa forma o profissional veterinário consegue promover todos os processos de corte, prensa e abertura que são necessários para que as cirurgias ocorram da melhor forma possível, garantindo que todos os processos sejam realizados corretamente.

Além dos equipamentos e acessórios, a construção da clinica precisa atender a legislação vigente, fazendo com que sua estrutura atenda todas as demandas e exigência dos órgãos reguladores.

Principalmente, as clinicas SOS veterinaria que são voltadas ao atendimento emergencial dos animais, precisando ter todas as estruturas correta para que o atendimento não seja defasado ou ineficaz.

Essenciais a vida dos animais as clinicas e hospitais veterinários são construídas em todo o território nacional e seus veterinários podem ser os especializados no atendimento dos mais variados animais, entretanto todos eles são capacitados para o atendimento de todos os animais, verificando os sinais vitais e identificando os seus problemas e corretos tratamentos.

Deixe uma resposta