Saiba como cuidar melhor dos cães e gatos

Muitas pessoas têm um animal de estimação como integrante da família. Os bichinhos conseguem trazer mais alegria ao convívio familiar. No Brasil, os mais comuns de se ter em casa são gatos e cachorros.

No entanto, muitas pessoas compram pássaros, coelhos, peixes, porquinho da índia e outros bichinhos para tornar a vida mais leve. Seja qual for o bichinho de estimação, ter os cuidados necessários é fundamental para garantir sua saúde e qualidade de vida.

Nesse artigo, vamos nos ater aos cães e gatos. O primeiro passo ao ter um bichinho de estimação é leva-lo a um médico veterinário.

Esse médico é especialista em saúde dos animais e passará diversos exames veterinarios para verificar como está a saúde do bichinho e se ele apresenta alguma anormalidade.

De modo geral, são exames de rotina, como de sangue, e verificação de fezes e urina para detectar alguma infecção ou presença de protozoário.

O médico recomendará a respeito da melhor ração para o seu animal, assim como ele deve proceder para que seu bichinho tenha uma vida mais saudável.

O próximo passo ao se buscar uma clínica veterinária 24 horas é a aplicação de diversas vacinas em seu bichinho de estimação para prevenção de doenças como hepatite, raiva, cinomose e leptospirose.

Após esse primeiro contato com o veterinário na realização de exames e aplicação de vacinas, é importante estar atento a outros cuidados com seu bichinho.

Quando buscar um oftalmologista para os cães?

Muitas pessoas não sabem, mas os cães podem desenvolver doenças oculares. Por isso, existe o médico especialista nesse segmento. Estamos falando do oftalmologista para cachorro.

Dentre as principais doenças que os cães podem desenvolver, podemos citar:

  • Catarata;
  • Perda parcial ou total da visão;
  • Conjuntivite;
  • Problemas na retina;
  • Glaucoma.

Por isso, esse médico consegue fazer uma avaliação sobre como está a saúde ocular do cãozinho. Existem diversas terapias e tratamentos que visam manter a saúde da visão dos animais. Por isso, a ida ao oftalmologista não deve ser apenas quando um problema surge, mas de modo preventivo.

Problemas na visão do cachorro podem ser desenvolvidos de várias formas. Pode ser genético ou por conta de uma doença que o cão desenvolveu, como é o caso da diabetes.

Indo ao médico especialista, fazendo um check-up de modo preventivo, provavelmente, será possível evitar diversos problemas de saúde na visão do cão.

Os principais exames realizados podem ser a ultrassom ocular, pressão dos olhos e o teste lacrimal. Além disso, já existem tecnologia disponível para a realização de diversos procedimentos que são mais complexos.

Para os cães que são mais novos, recomenda-se a ida a esse médico anualmente e para cães mais velhos, o ideal é que por semestre seu bichinho vá ao oftalmologista veterinário (já que existem doenças que são desencadeadas por conta do envelhecimento).

Para obter esse tipo de serviço, os donos do cão podem buscar por uma clínica veterinária popular, a respeito do atendimento e preço dos exames, para garantir a qualidade de vida, bem-estar e saúde do seu animal.

Por que realizar a castração?

Já que estamos falando sobre o cuidado com os animais, vale a pena citar sobre a castração. A castração de fêmea ou de macho é uma atividade bastante comum em clínicas veterinárias, apesar de muitas pessoas terem dúvidas sobre como esse procedimento é feito e se ele afeta a vida do animal.

A castração removerá os órgãos reprodutores como útero, ovários ou testículos, no caso dos machos.

Esse procedimento apresenta diversos benefícios ao animal a partir do momento que reduz as chances do desenvolvimento de câncer e tumores, melhora o humor dos animais assim como seu comportamento, traz mais qualidade de vida, evita a gravidez psicológica e aumenta a vida dos bichinhos.

Os instrumentos cirurgicos utilizados são conhecidos como em uma cirurgia de remoção feita por um especialista, a partir da aplicação de anestesia no cão ou gato. Ou seja, é um processo rápido, sem dores momentâneas e que pode ajudar e muito o seu bichinho.

Para quem tem dúvidas, o melhor é buscar pela informação, já que existem muitos mitos a respeito da castração. Por isso, consulte um veterinário de sua confiança e busque entender melhor sobre esse procedimento além de dicas de saúde para manter a saúde do seu cão e gato.