Pet Quero Quero - Av. Nossa Sra do Loreto, 541/551 - Vl Medeiros (11) 6951-0257 / 6981-3413
Clinica Veterinária / Banho&Tosa (11) 6986-8232
 
     
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
     
     
  ANUNCIE!  
     
   
     
     
   
     
     
   
     
     
   
     
     
     
     
  FERRETS  
 
 

O Pet shop Quero Quero conta com os melhores produtos do mercado para roedores. Rações, acessórios, medicamentos.

Fale conosco!

 

   
Chinchila Hamster
 
CHINCHILA
 

ESCOLHA

A idade ideal para a compra é entre 7 e 8 meses, quando está fisicamente independente e vai se acostumar bem com você. Porém, entre 2 e 4 meses o preço é bem mais em conta. Por isso, peça ao vendedor que retire da gaiola a sua candidata preferida e repare bem como ela se comporta. Se for muito assustada, o que pode dificultar os futuros contatos diretos, evite-a . Seu estado de saúde e emocional transparece através da pele, que deve estar sem falhas, desembaraçada, brilhante e macia. Orelhas caídas, olhar embaçado e prostração também não são indicadores de boa saúde. Dê preferência a adquirir um casal: a Chinchila prefere estar acompanhada.

   

CORES

As mais comuns são as variações de cinza, do mais claro ao quase preto, mas podem ser encontradas também as brancas e as beges.


   

INTALAÇÕES

Pode-se providenciar uma moradia confortável com o kit vendido aqui em seu Pet Shop QueroQuero, composto de: gaiola com, em média, 60x60cm; banheira de metal; comedouros e um bebedouro do tipo vertical dosador. Compre um pedaço de madeira, não resinosa (pinus ou chorão), de mais ou menos 20x15cm, para forrar parcialmente o fundo da gaiola. Além de servir de apoio para a banheira, a Chinchila vai se divertir roendo a madeira.

   

COMO SEGURAR

Pegue-a com a mão sempre por baixo. Para tirá-la da gaiola, segure-a pela orelha para imobilizá-la e puxe-a sem medo pelo rabo.


   

ALIMENTAÇÃO

Ração especial e alfafa seca; como complemento pode-se oferecer semente de girassol em pouca quantidade, maçã e pêra picadas, cenoura e um complemento vitamínico. A Chinchila possui um intestino muito longo, o que pode causar prisão de ventre ou diarréia. Ocorrendo o primeiro caso, ofereça ameixas secas e laranja. Para a diarréia, pedaços de pão torrado ou grãos de aveia costumam resolver. Não deixe restos de comida na gaiola e mantenha a água sempre limpa e fresca.



REPRODUÇÃO

A fêmea tem capacidade para, no máximo, dois partos por ano, com 2 filhotes por parto, sendo que só atinge sua maturidade sexual aos 6 ou 7 meses de idade e pode ser considerada ativa para reproduzir até os 12 anos e os machos até os 7 anos!
O período de gestação é de aproximadamente 111 dias, e o desmame dos filhotes se dá em torno de 45 a 50 dias de vida.
Na época do acasalamento, as chinchilas têm seus próprios rituais: cheiram-se, fazem muito barulho e às vezes chegam a brigar. O acasalamento acontece à noite, e deve-se ficar atento pois quem sempre leva a pior é o macho, que fica com ferimentos leves e até sem tufos de pêlo que são arrancados pela fêmea, durante o namoro.

   

SAÚDE

Não necessita de vacinas e também não transmite doenças ao ser humano. Os principais problemas que pode apresentar são decorrentes de falta de higiene( lave a gaiola uma vez por mês), alimentação incorreta ou "estresse". Entre eles estão a conjuntivite, fungos no pêlo e a tricofagia (comer o próprio pêlo). Nestes casos, procure um veterinário ou consulte um criador experiente.

   

MEDIDAS/VIDA MÉDIA

Quando adulta pesa cerca de 500kg. Mede 26cm de comprimento e 14 cm de cauda (total 40 cm), e sua vida média é de 15 anos

   

HAMSTER

 
   

O que é

Os hamsters são mamíferos roedores, como a capivara, o gerbil, o rato e a chinchila. O hamster, assim como os outros animais de sua Ordem, possui dentes de crescimento contínuo, que precisam ser constantemente desgastados. Em geral, os roedores desgastam os dentes roendo alimentos, característica que lhes conferiu seu nome seu nome.
Dentro do grupo dos roedores, os hamsters contituem a Família Cricetidae (ou Família Muridae e Sub-Família Cricetinae, dependendo da classificação). A Família Cricetidae inclui vários gêneros, entre eles Calomyscus Phodopus, Cricetus, Cricetulus, Mesocricetus, Myospalax e Lophiomys. Cada gênero, por sua vez, inclui várias espécies de grande diversidade de formas e tamanhos.
A maioria das espécies de hamster habita regiões semi-desérticas, vivendo em galerias subterrêneas. Estas galerias possuem vários túneis e compartimentos, usados para guardar comida, alojar os filhotes e para dormir. Grande parte dos hamsters são estritamente noturnos durante os meses de verão, dormindo durante o dia, quando a temperatura está mais elevada, e iniciando seu período de atividade ao entardecer, quando a temperatura diminui.
O sentido mais apurado dos hamsters é a audição, seguida pelo olfato. A visão é pouco desenvolvida. A maioria dos hamsters possui bochechas que podem se expandir para carregar alimento e forração para o ninho.
Apenas 4 espécies de hamster são mantidas atualmente como animais de estimação, o que é uma parte bem reduzida da família Cricetidae. No entanto, em muitos países, o hamster é um dos animais de estimação mais populares, vindo logo depois dos cães e gatos.

   

Comprando

Antes de mais nada, certifique-se de que é isto mesmo que você quer. Lembre-se que você terá que disponibilizar uma parte de cada um de seus dias nos próximos anos para cuidar do hamster. Um hamster não é como um brinquedo que se pode deixar de lado a qualquer momento, ele precisa de cuidados constantes.
Se há mais pessoas na sua casa além de você, é extremamente recomendável que você converse com elas sobre o assunto antes de comprar o hamster. É indispensável que todos concordem com o novo animalzinho, para evitar problemas futuros.
Antes de comprar, converse com vários criadores. Eles lhe passarão suas experiências, e você poderá ter contato com vários aspectos da criação de hamster. Esse tempo gasto inicialmente também servirá para que você amadureça a idéia de adotar um novo animal.

   

Preparando a Casa

Escolha um lugar para o hamster. O local deve ser ventilado, mas sem correntes de ar. É recomendável escolher um local que fique razoavelmente escuro durante o dia.
Certifique-se de que o local escolhido não está ao alcance de outros animais domésticos, como cães e gatos. Estes animais poderão assustar ou mesmo machucar o hamster.
Compre uma acomodação adequada, um bebedouro, um comedouro, uma rodinha e uma casinha. Limpe tudo com sabão neutro, enxagüe bem e deixe secar.
Cubra o chão da acomodação com papel comum não-impresso ou lascas de madeira (maravalha) e deixe algumas tiras de papel ou papel higiênico soltos dentro da gaiola, para que o hamster faça sua cama. Você também pode colocar alguns brinquedos caseiros, como rolos de papel higiênico, pequenas caixas de papelão, canecas velhas, etc.
Coloque a comida e a água e... pronto, pode levar seu hamster para casa!

   

Escolhendo

A pelagem e os olhos devem ser brilhantes, e a primeira não pode ter falhas, que podem ser sinal de doença ou estresse. Bolinhas brancas, vermelhas ou azuladas em qualquer parte do corpo também podem ser sinal de doença. Não esqueça de verificar a parte inferior do corpo e as orelhas, que devem estar limpas.
Tente comprar seu hamster ao entardecer ou à noite, período em que eles estão mais ativos. Antes disso, a maioria dos hamsters estará dormindo. Observe seu comportamento, um hamster ativo e curioso é sinônimo de um hamster saudável.
Dê preferência aos filhotes, que são mais fáceis de amansar.
Pergunte ao vendedor qual a comida que o hamster está comendo, para que você possa manter a mesma alimentação. Caso seja necessário mudá-la, faça-o gradualmente.

   

Amansando

Com paciência e dedicação, todos os hamsters podem ser amansados. Quanto mais jovem for o hamster, mais fácil será amansá-lo. Mas atenção, só manuseie hamsters já desmamados!
Fale com seu hamster toda vez que alimentá-lo, para que ele se acostume com sua voz.
Os hamsters mordem apenas quando estão assustados. Se você for mordido enquanto estiver tentando amansá-lo, não se assuste, a mordida é muito mais frustrante do que dolorosa em si. Coloque o hamster de volta na gaiola e deixe-o sozinho por algumas horas, para que ele se acalme. Lave o local da mordida com sabão neutro.

   

Curiosidades

Os hamsters são roedores (ordem Rodentia). Eles roem os alimentos em vez de mastigá-los.
O hamster come segurando o alimento entre as suas duas patas dianteiras.
Assim como as unhas, os dentes da frente do hamster nunca param de crescer, pois são constantemente desgastados.
Antes de ser animal de estimação, o hamster já era usado em laboratórios.
O hamster possui 4 dedos nas patas dianteiras e 5 nas traseiras.
O hamster possui bolsas nas bochechas, que usa para transportar alimentos ou material para fazer a cama. O hamster sírio pode carregar até metade de seu peso nas bochechas!
O nome "hamster" vem da palavra alemã hamstern que significa "apropriar-se". Este apelido lhe foi conferido pelo hábito que o hamster tem de guardar alimentos em suas bochechas.
Os hamsters são animais noturnos, e seu período de atividade começa por volta de 18 hs.
Os hamsters arrumam suas próprias camas, levando pedaços de papel, cascas de sementes e outras coisas que encontrarem para dentro da casinha.
O tempo de vida máximo de um hamster é de 3 anos, mas a maioria morre por volta dos 2 anos.
A gestação do hamster é curtíssima: dura de 16 dias, no hamster sírio, a 30 dias, no hamster chinês.
Em geral, hamsters têm em geral de 4 a 18 filhotes por ninhada.
Não há necessidade de limpar o hamster, pois ele se limpa sozinho, sem dificuldade, lambendo as patas e passando-as no corpo para "escovar" o pêlo.
Os hamsters sabem nadar, mas em geral não gostam de água e só entram nela em último caso - e a contragosto.
Existem várias espécies de hamsters selvagens (família Cricetidae) e alguns são do tamanho de gatos, como o Hamster Europeu.

   

Brinquedos

Brinquedos são necessários para distrair o hamster.
E scorregas e túneis - podem ser divertidos , tanto para o hamster quanto para os observadores. Podem ser encontrados aqui na Quero Quero.
Caixas e rolos de papelão - tornam se brinquedos baratos e divertidos. Use os rolos de papelão que vêm dentro do papel higiênico, do papel laminado, etc. As caixas de papelão podem ser furadas em vários lugares, formando várias entradas. Use sua imaginação, mas tome o cuidado de retirar grampos e clipes que possam estar nas caixas.
Esferas - excelente opção para soltar seu hamster pela casa sem se preocupar. As esferas são totalmete fechadas, com apenas buracos para respiração, e funcionam como uma rodinha tridimensional.

   

Alimentação

Assim como os humanos, o hamster também precisa de um alimentação balanceada. Existem misturas prórias para hamster, importadas, que suprem todas as necessidades nutricionais de seu animal. São a forma mais segura de garantir uma nutrição completa.
É muito comum o hamster mostrar preferência por algum alimento (em geral, sementes de girassol), mas não aumente a quantidade deste alimento por causa disso. Mantenha sempre as quantidades da mistura balanceadas, caso contrário seu hamster poderá sofrer problemas digestivos ou de obesidade.
Não caia na tentação de comprar a mistura de sementes de girassol e ração de coelho.

   

Atenção

Abaixo estão alguns itens muito importantes a serem observados pelos donos de hamsters:
Dentes: os dentes da frente dos hamsters crescem constantemente, e precisam ser desgastados. Ofereça sempre sementes duras como girassol, milho e ervilha, e, se necessário um biscoito duro de cachorro.
Unhas: você pode forrar parte da gaiola com lixas, para que o hamster desgaste suas unhas. Fique atento, pois se as unhas não se desgastarem naturalmente, é necessário cortá-las. Certifique-se de cortar abaixo dos vasos saguíneos (a parte rosada). Se você estiver inseguro, leve-o ao veterinário.
Gaiola: mantenha a gaiola sempre limpa, trocando a forração e a água pelo menos uma vez por semana. Troque também a cama do hamster, jogando fora toda a comida guardada. Se necessário, lave a casinha. Não esqueça de colocar papel higiênico ou jornal picado dentro da gaiola, para que seu hamster refaça a cama. Uma vez por mês, desinfete toda a gaiola com sabão neutro e desinfetante diluído, lembrando-se de enxagüar bem e eliminar todo o cheiro depois. Seque bem todo o material.
Comida: a comida deve ser colocada todos os dias, e as sobras dever ser jogadas fora (se estiver sobrando muita comida, vá reduzindo a quantidade).
Água: mantenha sempre água fresca à disposição de seu hamster.

   

Nunca

Exponha seu hamster ao sol.
Coloque seu hamster em lugares altos, de onde possam cair. A maioria dos hamsters não enxerga muito bem, e eles podem se atirar de cima de mesas, cadeiras, etc.
Solte o seu hamster pela casa sem supervisão.
Dê doces, cebolas ou alhos ao seu hamster.
Deixe seu hamster exposto a cheiros fortes, como tinta, desinfetantes, inseticidas, etc.
Tente "apresentar" o hamster a outros animais.

   
ANUNCIE!
       
 
   
   
   
   
Destaques  
 
 
   
 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 
 
 
 
2003. Todos direitos reservados. Contato: dcmidia@dcmidia.com.br powered by DCMIDIA