Pets: saiba como manter a saúde e bem estar dos animais

Os animais de estimação são presentes em muitas casas e famílias. Considerados e tratados como membros da família, eles demandam cuidados e atenções específicas para manter a sua saúde física, emocional e psicológica sempre bens e equilibradas.

Os animais mais comuns são os cães e gatos, mas além desses há os roedores, como coelhos, chinchilas e ratos; as aves e os peixes.

Como cada ser é único e de espécies distintas, os cuidados e necessidades variam de acordo com o pet.

Para auxiliar nos processos, os donos contam com o auxilio de profissionais qualificados, responsáveis por passar o tratamento e cuidados adequados para cada espécie.

Com a popularização dos pets, o mercado que atende a esses públicos também cresceu. Assim, locais para atendimento médico veterinário especializado bem como estabelecimentos comerciais para processos de higienização e alimentação são cada vez mais comum a sociedade.

Serviços de pet shop

O pet shop é uma loja voltada ao atendimento das necessidade dos animais, nelas são comercializados:

  • Rações;
  • Petiscos;
  • Brinquedos;
  • Suplementos;
  • Produtos de higiene;
  • Medicamentos;
  • Acessórios para descanso.

Divididas por setores e áreas, algumas lojas possuem atendimentos personalizados e diferenciados, como espaços para lazer, cuidado e descanso dos animais.

Uma das estruturas são os hotéis para os pet, serviço disponível para que os donos possam viajar e deixar os animais com todos os cuidados necessários.

Nos hotéis eles possuem uma programação completa e direcionada, com serviços de alimentação, banho e momentos para o lazer, sendo semelhante as estruturas de um hotel humano, mas para os animais que ficam divididos de acordo com a sua espécie, idade e porte.

Além do hotel, alguns possuem o serviço de banho e tosa, que consiste na higienização e manutenção dos cuidados com os pelos, patas,dentes e unhas dos animais.

Atendimento voltado aos cães e gatos, os banhos podem ser efetuados semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente para os cachorros e a cada 4 ou 6 meses para os gatos.

Um dos principais processos, principalmente nos cães, é a tosa higienica, ou seja, uma tosa para aparar os pelos e manter a limpeza e aparência dos animais saudáveis e bonitas.

Por demandar técnicas e ferramentas específicas, o serviço precisa ser realizado em locais especializado com profissionais e estruturas corretas, que possibilitem um trabalho de qualidade.

Serviços médicos

Os pets precisam de atendimento médico regularmente ou sempre que os donos identificarem comportamentos diferentes nos animais.

Assim como os humanos, os veterinários possuem diversas especializações para que a saúde dos animais sejam tratadas corretamente e pontualmente em todos os aspectos.

A oftalmologia veterinária é a área responsável pelo tratamento da visão dos animais, que podem ficar desgastadas e prejudicadas conforme o passar dos anos.

Além disso, também são responsáveis por manter o olho livre de infecções e alergias que podem ser causadas por poluições e demais problemas de saúde.

Um outro veterinário especialista que precisa ser consultado periodicamente é o dentista veterinário, responsável por todos os cuidados e tratamentos para manter a higiene e saúde bucal dos animais em perfeitas condições.

Um dos equipamentos utilizados para identificação e controle de doenças é a ultrassom dental veterinário, aplicada para uma visão mais precisa e completa dos problemas e condições dentais dos animais.

Consultórios, clinicas ou hospitais veterinários?

Com nomes similares mais com aplicações distintas, cada estabelecimento médico desempenha uma função, sendo que o mais completo deles é o hospital veterinário.

O consultório faz apenas consultas rotineiras e pequenos exames. Já as clínicas podem ou não funcionar em horários comerciais. Além disso, elas podem ser equipadas com instrumentos cirúrgicos veterinários para realização de processos e intervenções cirúrgicas.

Já os hospitais veterinários funcionam durante 24 horas e prestam atendimento emergenciais. Com estruturas maiores, eles possuem todos os equipamentos e ferramentas necessárias para realizar os procedimentos necessários para a saúde dos animais.

Para os donos que não possuem condições financeiras de garantir um atendimento particular aos seus animais, há ainda a clinica veterinaria popular, que oferece os atendimentos a um preço mais acessível e econômico, garantindo que todos os animais possam ser devidamente assistidos.

Com isso, os pets conseguem ter uma vida saudável e duradoura, tendo a sua disposição diversas estruturas especializadas no atendimento de suas necessidades e bem-estar físico e emocional, indo desde pet shops e veterinário tucuruvi até creches, hotéis e spas que visam promover mais segurança e qualidade de vida aos animais.

 

Deixe uma resposta