Os benefícios de investir em cuidados para o pet

Adotar um animal de estimação é algo muito positivo, pois permite dar um lar a um bichinho e ter um companheiro para todas as horas. O processo para ter um pet é um assunto que deve ser discutido com todos os membros da família, que devem concordar com a chegada do animal.

Cães e gatos são os mais escolhidos em sistemas de adoção, seja por questão de gosto, nível de identificação ou fofura dos bichos, entre outras possibilidades. Os animais precisam de cuidados com muito carinho, amor e atenção para ter qualidade de vida e saúde.

Em razão disso, organizar um espaço na casa e se preparar financeiramente é algo fundamental para garantir que o animal terá todos os recursos necessários para viver.

Um planejamento financeiro é um jeito de ter organização e assim destinar parte do seu capital para as consultas veterinárias, exames, alimentação, pet banho e tosa, remédios, brinquedos, entre outros recursos.

O papel dos cuidados higiênicos com os animais

A higiene animal é um processo essencial para a saúde, pois evita sérios problemas de pele. Desde o banho básico, limpeza dos dentes até o controle de pulgas, os donos precisam estar em alerta com as condições de higiene do seu pet, dando o número de banhos conforme a raça e investindo na tosa higiênica.

Os serviços de banho e tosa são uma excelente maneira de manter a higiene dos animais em dia. Este procedimento deve ser feito por profissionais que possuam experiência e que conheçam técnicas para deixar os pets calmos para o procedimento.

Durante o banho o pelo é limpo por completo, evitando o surgimento de carrapatos, pulgas e problemas de pele, além de deixar o pelo do animal mais macio e cheiroso, utilizando produtos adequados.

Após o banho, os cuidados com o pelo precisam ser feitos. Para secagem, a utilização do soprador para pet é muito comum, pois este equipamento atua como uma pré-secagem, com jatos de vento morno que ajudam a secar o excesso de água em locais de difícil acesso, reduzindo o tempo de serviço.

O número de banhos e regularidade podem variar conforme a raça do animal. Conversar com o veterinário sobre o que é melhor para o pet é muito importante para assegurar o conforto do animal.

A importância das consultas médicas para os pets

A ida ao médico veterinário é fundamental para saber como está a saúde do animal. Levar o bichinho em um veterinário da sua confiança é o modo do profissional examinar e solicitar alguns exames laboratoriais para conseguir analisar o caso e elaborar um diagnóstico completo.

Os exames laboratoriais para cachorro que podem ser solicitados são:

  • Hemograma;
  • Função hepática;
  • Exame de Urina;
  • Coproparasitológico (Fezes);
  • Ultrassonografia abdominal;
  • Eletrocardiograma;
  • Exame sorológico FIV (AIDS) e FeLV (Leucemia).

Estes e outros exames podem ser pedidos pelo veterinário, conforme o problema de saúde do pet ou simplesmente por procedimento de rotina. Os valores dos exames podem ter variações, por isso pesquisar em várias clínicas veterinárias são formas de encontrar um valor acessível para o seu orçamento.

Um procedimento muito comum nas clínicas é o raio X pata de gato, exame que ajuda a verificar as condições da pata do animal, toda a parte óssea, músculos e articulações. A principal vantagem de um raio X é a possibilidade de ver as estruturas óssea, órgãos, articulares e torácicas, sem fazer intervenções.

Entre os pontos positivos do raio X, podemos destacar: possibilita um diagnóstico precoce, procedimento rápido, resultados rápidos, é indolor, além de ter um ótimo custo-benefício.

Por estas razões, procurar por uma clínica veterinária raio X é o modo de conseguir fazer o exame e proporcionar o melhor tratamento para o pet conforme o caso.

Os exames de raio X realizados nas clínicas são considerados uma primeira triagem, ou seja, um procedimento rápido para verificar o que está acontecendo com o animal.

Porém, mesmo nas consultas de rotina, os médicos veterinários podem solicitar exames de raio X mais específicos para ver com mais detalhes uma determinada região do corpo do animal.

Portanto, os investimentos nos cuidados com a saúde, oferecer uma boa alimentação, dar muito carinho e amor ao animal é o caminho para garantir um longo tempo de vida e bem-estar e assim todos podem viver bem: os pets e seus tutores, com muita alegria e felicidade.