Confira as melhores opções de férias para pets

No Brasil, animais de estimação ou pets são praticamente considerados membros da família. Por conta disso, seus donos não poupam esforços para mantê-los sempre confortáveis e seguros.

Quando a época de férias chega, as famílias passam a buscar alternativas para que o pet não fique desassistido. Em alguns casos, ele pode sair de férias também, mas em outros, é preciso ficar em casa.

A boa notícia é que não faltam boas opções para que seus familiares de quatro patas passem as férias em um local totalmente preparado para eles, com instalações de segurança e lazer adequadas.

Confira algumas delas a seguir:

Procure pousadas que aceitam pets

Há alguns anos atrás, encontrar pousadas que aceitam cães seria uma tarefa praticamente impossível. Afinal, para os proprietários de tais estabelecimentos, a presença de um pet seria um grande incômodo para os demais hóspedes, logo, deveria ser evitado.

Porém, à medida que o mercado de produtos e serviços para animais de estimação cresce, cada vez mais locais têm mudado de ideia a respeito desta norma.

Afinal, uma pousada que aceita cachorro atende a um público muito específico e crescente: famílias que não abrem mão de viajar sem seus animais.

Contudo, antes de fazer a reserva da hospedagem, é preciso ter alguns cuidados. Antes de tudo, é interessante verificar se o local conta com espaços de lazer específicos para os cães, e se os quartos realmente têm espaço para que eles durmam.

Da mesma maneira, é fundamental conversar com pessoas que já se hospedaram com pets no local anteriormente, com o objetivo de verificar se o serviço prestado foi satisfatório e se a pousada em questão realmente está preparada para receber pets.

Por fim, é preciso entrar em contato com o estabelecimento e verificar se existe alguma restrição à presença dos animais. É possível que haja limites quanto as seguintes características:

  • Porte dos animais;

  • Raça;

  • Idade;

  • Se são castrados ou não.

Assim, para evitar surpresas, isso deve ser checado de antemão.

Se for de avião, informe-se

Durante as férias, muitas pessoas preferem viajar de avião. Além de chegar ao destino mais rapidamente, a ideia é ter mais comodidade durante o período de descanso.

Felizmente, quem pretende viajar com o amigo de quatro patas não precisa abrir mão disso, pois empresas aéreas costumam transportar pets sem problemas. Para tal, é preciso entrar em contato com antecedência e informar-se a respeito dos procedimentos e dos custos.

Vale ressaltar que as exigências para que o animal viaje na cabine mudam de uma empresa para a outra.

Por conta disso, é interessante enviá-lo a um animais pet shop, para que ele passe por uma higienização completa antes da viagem. Assim, as chances de que ele seja recusado caem de forma significativa.

Considere hotéis para animais de estimação

Infelizmente, levar o pet nas férias nem sempre é possível. Seja pelas condições do destino, pelas exigências da companhia aérea ou mesmo pelo local de hospedagem, pode haver entraves.

Isso, contudo, não significa que a viagem tenha que ser adiada, pois os donos podem procurar por um hotel pet. Como o próprio nome diz, trata-se de um estabelecimento de hospedagem pensado especialmente para animais de estimação.

Além de o espaço ser preparado para que eles se mantenham entretidos, os hóspedes têm a oportunidade de interagir, o que é melhor do que mantê-los trancados em casa por um período longo.

Assim como no caso da pousada, ao procurar um hotel para cachorro (ou para qualquer outro pet), é preciso ter alguns cuidados antes de fazer uma reserva. Além de verificar as condições e limitações do próprio estabelecimento, é interessante conversar com outras pessoas que já deixaram os pets no local para ver se a experiência foi boa.

Vale ressaltar que tudo isso deve ser feito tão pronto quanto possível, pois não é raro que estes hotéis lotem nos períodos de férias, tanto no verão quanto no inverno.

Faça um check up no veterinário

Não importa se o pet vai viajar junto com os donos ou vai ficar em casa.  A mudança de ambiente tende a ser uma fonte de stress para eles. Da mesma forma, a chance de que eles convivam com outros animais é grande. Por conta disso, é sempre fundamental tomar precauções.

Antes de tudo, é interessante verificar qual é o melhor pet shop para prepará-lo para o que está por vir. O ideal é que, além da higienização, seja feita uma verificação de seu estado de saúde, de modo a evitar sustos durante as férias.

Deixe uma resposta