O que você precisa saber sobre exame, vacinação e castração

Quem tem um bichinho de estimação deve entender a importância de cuidar da saúde do animal, para aumentar sua expectativa de vida e prevenir as doenças.

Os animais de estimação conseguem oferecer bastante amor e carinho aos seus donos e por isso, em troca, merecem atenção e cuidados.

Por isso, os animais de estimação também precisam se consultar nos médicos responsáveis, que no caso, é o médico veterinário.

É esse profissional que consegue avaliar a saúde do animal, passar os exames laboratoriais veterinários, remédios, vacinas e acompanhar o desenvolvimento do bichinho.

Um animal que não vai ao veterinário ou que vai somente quando está com algum problema de saúde está propenso a desenvolver mais doenças e não ter a qualidade de vida esperada.

Os cuidados iniciais com os animais

Ao criar um animal de estimação existem alguns cuidados que precisam ser tomados. O primeiro é levá-lo ao médico para verificar sua situação de saúde. Essa ida ao veterinário precisa ocorrer de modo preventivo para garantir a qualidade de vida do seu animal.

Nessa clínica para animais, o médico passará os exames veterinarios de rotina para entender como está a situação de saúde do animal.

Esse exame, geralmente, é de sangue, fezes e urina e consegue detectar a presença de alguma infecção, protozoário ou problema de saúde.

No caso da saúde do animal está em dia, ele é liberado e pode voltar ao médico a partir do período determinado.

Aplicação de vacina

O médico veterinário recomendará também a aplicação de vacina, principalmente, no seu cão e gato. Uma das vacinas mais comuns e obrigatórias é a vacinacao antirrábica.

Essa vacina é indicada para combater a raiva, uma doença que é transmitida pela saliva de animais e no caso da mordida do cão ou gato em seu dono, a transmissão para humanos também é possível.

Essa doença não tem cura no caso dos animais e pode causar a morte em poucos dias. Os sinais podem variar desde o isolamento do cão, mudança de humor e ataques repentinos (sem uma causa aparente), sendo que o sintoma mais comum é uma salivação excessiva.

A prevenção da doença é a vacina. Além dela, existem outras que podem ser aplicadas em seu cão ou gato.

As principais vacinas são para proteger de doenças como:

  • Cinomose;
  • Hepatite;
  • Leptospirose;
  • Coronavirose.

Por isso, não deixe de manter a carteira de vacinação do seu cão e gato em dia.

Castração dos animais: um sinal de amor

Outro cuidado e atenção dos donos de um bichinho de estimação diz respeito à castração de fêmea ou macho. A castração é indicada não somente para o controle dos animais em relação à procriação, mas principalmente, por prevenir doenças como o câncer.

Para evitar a procriação muitos donos acabam aplicando medicamentos injetáveis em seus bichinhos e isso pode trazer diversos malefícios á saúde, como inchaço, irritabilidade e o câncer.

Já  a castração é um método que pode ser feita tanto na fêmea (com a retirada do útero, ovário e as tubas) assim como nos machos, com a remoção dos testículos. Os animais realizam o procedimento em jejum, com aplicação de anestesia e elevada segurança.

A castraçao de gato femea assim como na cadela podem ser feitas antes do primeiro cio, mas não perdem o efeito se for feita depois. É um mito de que os cachorros ou gatos precisam ter ao menos uma relação sexual para prevenção de doenças.

A castração pode ser feita nos cães a partir dos 3 meses de vida ou 60 dias, no caso dos gatos.

Os benefícios da operação são inúmeros a partir do momento que:

  • Reduz o risco do surgimento de tumor;
  • Previne doenças sexualmente transmissíveis;
  • Evita o surgimento de cistos;
  • Evita o aumento da próstata;
  • Evita infecções no útero;
  • Melhora o comportamento do animal;
  • Evita gravidez psicológica;
  • Reduzir o número de gravidez o nascimento de muitos filhotes.

Essa última ação é interessante, pois muitos animais são abandonados e acabam indo parar nas ruas, pois seus donos não fizeram a castração e não querem ficar com um número elevado de animais em casa. O abandono de animais é crime, mas mesmo assim, acontece.

Além desses benefícios, a castração contribui para aumentar a expectativa de vida dos animais, trazendo mais qualidade de vida, prevenção de doenças e sofrimento para o animal.

Por isso, busque orientação em um veterinário 24 horas  para verificar o melhor procedimento para o seu animal.