Granja: saúde animal e produtos de qualidade

Todo negócio precisa de um planejamento que vai englobar diversos setores, como orçamento, estruturas e realização de tarefas no dia a dia em um ambiente de trabalho. Isso é válido para todos os setores, tanto em um ambiente urbano quanto na área rural.

O setor granjeiro é um grande fornecedor de produtos alimentícios, que chegam no prato dos consumidores de diferentes formas, tamanhos e sabores. Aves de corte são criadas com total higienização e cuidado para que sejam encaminhadas para empresas especializadas neste tipo de preparação.

As aves poedeiras fornecem os ovos que fazem parte do cardápio no café da manhã, no almoço, no jantar, entre pratos doces e salgados. Portanto, é um produto essencial, que não pode faltar nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais.

Espaço dedicado para uma granja

Existem diversas raças de galinha, criadas para diferentes atividades comerciais. Dessa forma, os empreendedores desse setor devem conhecer o negócio em que está investindo tempo e capital, pois todo processo demanda planejamento e orientação administrativa.

A criação de galinha depende de diversos fatores, como um espaço apropriado denominado granja, em que os animais ficam confinados, sendo tratados de diferentes formas, dependendo do produto final.

Se for uma ave de corte, é preciso que a carne seja macia e tenra, logo, deve-se evitar terrenos íngremes. Barreiras de proteção servem para evitar predadores e doenças relacionadas a outros animais, com uma estrutura reforçada e constantemente vigiada.

Para as galinhas poedeiras, é preciso ter galpões apropriados, com presença de espaços reservados para que os ovos sejam postos sem prejudicar sua estrutura, ocasionando quebras e perda do produto.

Para garantir um espaço correto, a instalação de cercados de piquetes para galinhas, construído a partir de tela de arame e mureta junto ao solo se torna essencial.

Esse modelo de estrutura atende às operações de negócio, com diversos benefícios para o criador e para os animais.

Dentre as vantagens estão:

  • Redução de custos com alimentação;
  • Forragem de galinheiro de acordo com a região;
  • Respeito à taxa de lotação animal;
  • Tempo de permanência das aves cercadas.

Como as galinhas ficam livres dentro dos piquete, a fertilidade do solo também deve ser verificada sempre.

Para evitar o desgaste da área de pastagem, é indicado o emprego de rotatividade da área destinada para que as galinhas possam ciscar, com subdivisões em diferentes espaços.

Aumento de população animal ajuda na produção

O investimento em uma granja pode ser pequeno, a princípio. Com o crescimento dos negócios, se tornar um fornecedor de ovo de galinha para diferentes localidades pode ser muito lucrativo e vantajoso.

A parceria com estabelecimentos comerciais ajuda, conforme o planejamento estratégico adotado para a distribuição.

Esse crescimento vai depender de diferentes investimentos, como o próprio espaço dedicado para a criação dos animais, que podem crescer por meios naturais, se houver também galos entre as galinhas.

A compra de uma chocadeira eletrica preço pode facilitar os trabalhos de galinhas que estejam botando ovos inseminados, com o aumento da população animal quando surgem as primeiras ninhadas de pintinhos.

Quando isso acontece, é preciso a ajuda de profissionais para cuidar de forma correta, evitando qualquer problema antecipadamente.

Especialistas ajudam no tratamento do animal

Mesmo com todos os cuidados quanto ao espaço e alimentação apropriada, é preciso que os animais tenham um acompanhamento médico veterinário para evitar qualquer tipo de problema, como doenças relacionadas a aves e infestação de pragas, como piolhos e carrapatos.

Isso porque tais situações podem prejudicar a produção de ovos das galinhas poedeiras e destinadas ao corte, para os animais voltados para o consumo alimentício.

Nesse sentido, um veterinario especialista em aves pode indicar a melhor forma de criação, os cuidados que devem ser tomados quanto à alimentação e, até mesmo, as vacinas para evitar doenças e implementar vitaminas que ajudam aos animais se tornarem mais produtivos e saudáveis.

O acompanhamento de especialistas vai ajudar a tornar um ambiente de criação mais adequado para os animais, assim como facilitar o tratamento dedicado a raças diferenciadas.

Muitas vezes, é preciso fazer exames em locais mais preparados e com todos os equipamentos necessário.

Para isso, os tratadores podem procurar a clínica veterinária de aves, já que há estabelecimentos especializados neste tipo de atendimento para recepcionar os animais da melhor forma possível.

Com o tratamento adequado em espaços reservados para a criação de aves e fornecimento de ração de qualidade, a produção de ovos e carne de corte irá refletir todos estes cuidados. Mantendo todos os procedimentos de forma padronizada, é possível ter um negócio próspero, rentável e sustentável.

Deixe uma resposta