Equipamentos importantes no banho e tosa

Garantir a qualidade de vida do seu pet é uma obrigação que precisa estar sempre em dia, promovendo mais bem-estar e conforto no cotidiano dos animais, como o banho e tosa.

Afinal, eles demandam cuidados como todos nós, e é importante se atentar aos detalhes sobre cada tipo de serviço disponível no mercado do segmento.

No artigo que você acompanha a seguir, conheça mais sobre os benefícios do banho e da tosa, além dos produtos corretos que devem ser utilizados com a finalidade de preservar a qualidade de vida dos seus amigos de estimação.

Banho e tosa é mesmo importante?

Uma das principais dúvidas com relação ao banho e à tosa dos animais, especialmente quando estamos falando dos cães, é se esse tipo de cuidado é mesmo necessário.

Claro que a resposta para essa questão varia de acordo com o porte do animal, a raça, entre outros fatores, tais como o ambiente onde ele vive.

No geral, porém, é importante desmistificar a ideia de que dar banho e tosar os cães é um cuidado supérfluo, pois não é. Existem muitos benefícios promovidos pelos cuidados oferecidos em pet shops e estabelecimentos especializados do ramo.

Cães com pelagem mais longa e densa, por exemplo, demandam a escovação periódica e podem acumular muita sujeira invisível a olho nu em sua pele, motivo pelo qual o cuidado de banhá-lo e tosá-lo está diretamente ligado à sua saúde, não a um luxo.

Esses procedimentos evitam doenças como a dermatite e possibilitam que o cão se sinta bem.

O local e a rotina do seu animal vão ter um impacto direto na frequência necessária do banho.

No geral, é recomendado que eles sejam devidamente limpos uma vez a cada duas semanas, que é tempo suficiente para o acúmulo de resíduos e partículas impuras na superfície da sua pele e na sua pelagem.

Eu mesmo posso dar banho?

Os donos podem dar banho em seus cães sem nenhum problema, desde que tomem os cuidados necessários, como o manejo correto do animal durante o processo, evitando estresse e transtornos.

Além disso, é importante contar com os Produtos para banho e tosa corretos.

Vale a pena, em primeiro lugar, escovar o cão na água, retirando a primeira camada de sujeira e tornando a etapa seguinte mais fácil e resolutiva.

Além disso, aplique produtos especializados para os animais, nunca aqueles que você utiliza para sua própria higiene pessoal. Isso porque shampoos e sabonetes para seres humanos podem lesionar a pele do cão ou até mesmo provocar reações alérgicas.

É possível encontrar um bom shampoo para banho e tosa em lojas especializadas, sem falar nos demais itens importantes, especialmente no caso da tosa.

Ao limpar seu cão, lembre-se de higienizar também partes importantes como os ouvidos, que podem ser foco do acúmulo de uma série de partículas.

Os dentes também merecem atenção especial.

Por mais que muitas pessoas não deem a importância devida para eles, as doenças odontológicas também podem afetar os animais, de modo que existe uma série de produtos especiais voltados para a higienização dentária canina.

Posso tosar meu cão?

Esse procedimento não é indicado para realização doméstica, pois demanda a utilização de equipamentos especiais e oferece um grande risco para os animais e para seus donos, demandando o uso das Gaiolas para banho e tosa.

Afinal, nem sempre os cães ficam paradinhos, como queremos, na hora de serem tosados, o que torna o trabalho perigoso, já que há o manuseio de itens como lâminas.

Alguns utensílios utilizados são:

  • Soprador
  • Secador
  • Máquina de tosa
  • Lâmina de tosa
  • Mesa de tosa

Por isso, leve seu cão a um estabelecimento de pet shop que conte com um canil para banho e tosa apropriado e confortável, garantindo a tosa eficiente e precisa, sem falar que isso vai evitar riscos de lesões e situações de estresse difíceis de serem revertidas.

Do que é feita a gaiola utilizada?

As gaiolas utilizada nos pet shops para os processo de tosa e banho são feitas de estruturas metálicas firmes que garantem a sustentação e a segurança do animal durante o processo.

Contando, ainda, com travas resistentes. A canil gaiola está disponível em diferentes tamanhos e nos sentidos vertical e horizontal.

Essenciais para a acomodação adequada dos animais, as gaiolas estão presentes em todo estabelecimento especializado e podem ser montadas de forma modular, facilitando o cotidiano do setor.

Além disso, elas devem contar com toda a proteção necessária para que os pets não se machuquem, por exemplo, em contato com as arestas.

O ideal é sempre conduzir seu animal a procedimentos feitos por profissionais em quem você confia, evitando situações desagradáveis e garantindo a segurança do seu amigo.

Vale, ainda, avaliar as condições do Canil para pet shop quando você está obtendo os serviços de um estabelecimento pela primeira vez, pois esse cuidado pode fazer toda a diferença na sua escolha.

Deixe uma resposta