Diferentes tipos de atendimento veterinário

Com um mercado em grande expansão, os proprietários de animais possuem cada vez mais opções de tratamentos veterinários disponíveis para solucionar os problemas de seus bichos.

Neste cenário de mercado aquecido, muitos Pet Shops já incorporaram em sua estrutura física algumas salas para realização de consultas e exames, além de procedimentos de higienização e estéticos.

Sendo assim, se tornam centros de atendimento ao animal, disponibilizando uma grande variedade de opções.

Atendimento emergencial de diferentes espécies de animais

Em casos de emergência animal, as clínicas veterinárias e os Pet Shops oferecem atendimento veterinário durante todo o dia, seja no período diurno, seja no período noturno, acolhendo os animais que estejam em estado de saúde grave ou moderado e realizando os procedimentos pertinentes ao quadro apresentado do animal.

As espécies de animais mais atendidas em clinicas veterinarias em são paulo são as seguintes:

  • Caninas;
  • Felinas;
  • Aves;
  • Répteis;
  • Roedores.

Atendimento de animais durante a madrugada

O atendimento prestado por um centro veterinário 24 horas visa atender aos casos emergenciais que podem ocorrer em qualquer horário do dia.

Durante o período noturno, é comum ocorrer algumas situações que demandam atendimento emergencial em animais que tenham passado por algum procedimento cirúrgico recente.

Assim, é necessário contar com uma estrutura composta de equipamentos para prestar o socorro adequado ao animal, como uma área limpa e materiais esterilizados.

Nesses casos, os proprietários optam por procurar um hospital veterinário mais próximo de sua residência, otimizando o tempo de deslocamento do animal.

Atendimento especializado em animais

Além dos atendimentos emergenciais comuns, é possível encontrar diferentes tipos de clínicas veterinárias que são especializadas nas mais diversas áreas de atendimento animal.

É possível encontrar estabelecimentos veterinários especializados em atendimentos como:

  • Clínica especializada em exames de imagem;
  • Hospital veterinário do olho;
  • Hospital veterinário para fraturas;
  • Clínica veterinária cardiológica.

Os atendimentos veterinários especializados proporcionam maiores resultados nos tratamentos das doenças específicas que os animais possam apresentar, sendo indicado que o proprietário procure o profissional veterinário que ofereça um atendimento direcionado ao caso específico em questão.

Clínica veterinária com atendimento gratuito

Para os proprietários que possuem baixa renda, é possível encontrar uma clinica veterinaria gratuita. Essas clinicas oferecem atendimento gratuito ao animal, mas para isso é necessário que o proprietário chegue com bastante antecedência, pois o atendimento é feito por ordem de chegada e mediante a retirada de senha.

Além disso, existe um número limitado de atendimento diários, por isso é importante que o dono do animal consiga chegar antes do horário de abertura do local.

Procedimentos mais realizados em clinicas veterinárias

Os procedimentos veterinários mais procurados nas clinicas veterinárias são os seguintes:

  • Exames de imagem (tais como ultrassom e raio-x);
  • Exames de sangue;
  • Castração de animais;
  • Cirurgia de remoção de tumores;
  • Remoção de tártaro.

Os exames de imagem de raio-x são realizados para detectar possíveis fraturas ocasionadas em decorrência de queda do animal, as quais podem ocorrer, por exemplo, em residências que possuem janelas acessíveis aos bichos ou locais que possuam escadas.

Os exames de imagem como o ultrassom e os exames de sangue geralmente são realizados como procedimentos de diagnóstico e servem para identificar possíveis doenças que os animais possam estar portando, em geral sem o conhecimento dos seus donos e sem a manifestação de sintomas visíveis.

Outro procedimento bastante comum de ser realizado em clinicas veterinárias é a castração de animais, que impedem a reprodução dos bichos e também oferecem benefícios como a prevenção de câncer.

Quando ocorre a identificação de um nódulo ou tumor no animal, por meio do ultrassom, é comum realizar a cirurgia para remover os nódulos, proporcionando mais qualidade de vida ao animal.

A remoção de tártaro também é um dos procedimentos mais realizados pelos veterinários, pois o acúmulo de resíduos de alimentos que ficam presos nos dentes dos bichos acaba por formar uma placa de tártaro que ocasiona mau-hálito, além de ocasionar a perda dentária. Por isso, a escovação dos dentes é importante para prevenir a formação de placas de tártaro.

Diante de tudo isso, é importante e curioso notar que o crescimento do segmento de Pet Shops abrange diversas áreas como serviços, produtos, consultas veterinárias e exames especializados, buscando atender uma demanda por atendimento rápido e de qualidade para os animais nas mais diferentes situações.

Além de importante, trata-se de uma área que costuma tocar a sensibilidade das pessoas, uma vez que a preocupação delas para com os seus bichos é crescente. Por isso é que as novidades do setor sempre vêm no sentido de trazer diversos benefícios e comodidade aos proprietários, sendo de grande relevância para o mercado nacional.

Deixe uma resposta