Dicas para cuidar bem do seu cachorrinho

Quem tem um animal de estimação sabe o quanto é preciso dar carinho, atenção e ter cuidados com o bichinho. Afinal, os pets são parte da família e companheiros inseparáveis, por isso, merecem ser bem tratados por seus donos.

Para se ter uma ideia, os brasileiros estão entre os que mais gostam de ter animais. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a preferência é pelos cães, pois quase 45% dos 65 milhões de domicílios possuem pelo menos um cachorro.

Depois, temos os gatos com quase 18% das casas que tem esse pet. Além disso, o IBGE registrou um número aproximado de 5,2 milhões de cães no Brasil e 22,1 milhões de gatos.

Não adianta ter um pet, se você não está disposto a cuidar. Os animais demandam atenção e cuidados especiais, muitas vezes, semelhante aos dos seres humanos.

Isso vai muito além de somente levá-lo às clinicas veterinarias: é preciso ter um cuidado diário, manter uma rotina e, mais ainda, dar muito amor.

Cuidados com a saúde do seu animal de estimação

A clínica veterinária é um hospital especializado para cuidar da saúde de animais, como cães e gatos. Ou seja, todos os procedimentos cirúrgicos, tratamentos, medicações e prevenções são feitas em conjunto com médicos veterinários, que realizam exames e faze atendimento para verificar como está o organismo do animal.

Atualmente, é possível encontrar clínicas veterinárias especializadas, como é o caso do hospital veterinário do câncerespecialmente voltado ao atendimento oncológico para animais.

Dessa forma, pode-se combater uma das doenças mais temidas, com a ajuda de quimioterapia e cirurgias.

O ramo da oncologia veterinária tornou-se muito popular e, hoje, é possível encontrar clínicas de fácil acesso, com custo baixo.

O tratamento de quimioterapia também ficou mais acessível, tendo poucos efeitos colaterais. Para isso, basta pesquisar sobre hospitais e clinica veterinaria popular, com um preço justo. Desse modo, o seu animal de estimação pode ter toda a ajuda médica necessária para combater o câncer.

Vale ressaltar algumas considerações sobre o tratamento oncológico veterinário:

  • Realize o diagnóstico o quanto antes, para melhores resultados;
  • Não espere o tumor crescer, procure o médico rapidamente;
  • Em sinal de alteração do tumor, leve o animal ao veterinário;
  • Percebendo sintomas de dor, procure ajuda em clínicas especializadas.

Além disso, a clinica veterinaria animais também realiza outros tratamentos e procedimentos importantes para cuidar da saúde do seu pet, como exames de sangue, urina e fezes. Os testes ajudam no diagnóstico precoce de doenças e colaboram para iniciar o tratamento, com maiores chances de cura.

Ademais, as clínicas veterinárias também cuidam de fraturas, machucados e infestações (carrapatos, pulgas), com a prescrição de tratamentos adequados.

No caso de acidentes, por exemplo, se o seu bichinho for atropelado ou demonstrar sintomas graves, o melhor é procurar um veterinário 24 horas para atendimento emergencial.

Assim como os seres humanos, os animais precisam de atenção e cuidados com a saúde. Postergar o atendimento médico pode ser fatal para o seu bichinho e comprometer o tratamento.

Além disso, é importante não medicar o seu pet por conta própria, já que os medicamentos inadequados podem causar intoxicação e piorar o estado do animal.

Outros cuidados com o seu pet: onde deixá-lo em caso de viagens?

Fora a preocupação com as questões de saúde dos pets, um dos problemas que são mais recorrentes com os donos de cães e gatos é onde deixar os bichinhos em caso de viagens. Afinal, nem sempre podemos contar com um amigo ou familiar disponível para cuidar do nosso animal de estimação.

Nesses casos, a melhor opção é o hotel para cães férias do dono, que oferece uma estrutura completa para abrigar o cachorro durante o tempo de viagem.

O serviço é semelhante a uma hospedagem convencional: é preciso ligar e fazer a reserva. Lá, o cachorro receberá todos os cuidados, incluindo as refeições, local adequado para dormir e socialização com outros animais.

Além de uma ótima alternativa para os donos, o hotel para cães também é uma forma de entreter o cachorro, para que ele não se sinta abandonado. O custo é, normalmente, calculado de acordo com os dias da hospedagem.

Para hospedar os cães, é imprescindível que todos os animais estejam com as vacinas em dia. Também é recomendável evitar a hospedagem de fêmeas no período do cio.

Deixe uma resposta