Detalhes relevantes para o seu aquário

Um aquário é capaz de dar vida ao ambiente e os peixes são animais de estimação muito comuns e, com certeza, os que dão menos trabalho para seus donos.

São seres muito interessantes, aparecendo em diversas espécies que possuem cores, tamanhos e formatos únicos.

Para ter um aquário mais bonito e levar mais qualidade de vida aos peixes, existem alguns produtos que podem ser comprados e alguns cuidados que devem ser tomados.

Cuidados com o aquário

Para quem é novo no aquarismo, pode ser difícil saber todos os cuidados que se deve ter com um aquário. O primeiro passo é se certificar de que o pH da água está adequado para os peixes escolhidos.

Algumas espécies precisam de uma água mais básica e outras precisam de água mais ácida.

O silicone para aquario é essencial para vedar a estrutura, evitando vazamentos de água. É um silicone que não interfere negativamente na aparência o aquário, pois não escurece, não amarela e não desbota.

Para a iluminação do aquário se utilizam lâmpadas fluorescentes compactas ou tubulares brancas. De forma geral, 0,5W de luz por litro de água é suficiente para um aquário bem iluminado e saudável. Entretanto, se há plantas vivas mais complexas pode ser preciso utilizar 1W por litro.

O termostato para aquario é um item indispensável, pois os peixes não conseguem regular a própria temperatura e dependem da água para tal. O recomendado é que o aquário seja mantido em uma temperatura de 26ºC.

Sempre que houver a troca parcial de água, a nova água acrescentada precisa possuir anti-cloro e estar na mesma temperatura da água do aquário. Isso porque uma água em temperatura diferente desequilibra aquele sistema.

Além do aquecedor, é crucial que o seu pequeno bioma possua um filtro uv aquario. A filtragem deve ser de, pelo menos, quatro vezes o volume o aquário.

Os filtros externos são os melhores e, independente do tipo escolhido, esse item precisa ser limpo regularmente. Geralmente, essa limpeza ocorre uma vez por mês e as instruções do fabricante precisam ser seguidas.

Decorando o aquário

O mercado oferece uma grande variedade de artigos para aquario, deixando-o mais bonito e divertido para os seus moradores. No final, o aquário acaba virando um excelente item de decoração.

É possível colocar enfeites, estruturas com túneis para a passagem dos animais, plantas e pedras para simular o ambiente marinho e muito mais.

É preciso sempre manter em mente que a decoração é essencial para um aquário mais bonito, mas que também deve agradar os peixes.

Um peixe de lago, lagoa ou de rio raso vai preferir coberturas moles em seu aquário, como as plantas para aquario. Já um peixe de fundo ou de águas rápidas vai se sentir mais confortável com as coberturas duras.

Além isso, existem algumas dicas para uma decoração mais bonita:

  • Decorações maiores nas laterais;
  • Oculte os equipamentos com itens mais altos;
  • Utilize grupos da mesma planta para harmonizar;
  • Oculte a base de estruturas com plantas e rochas pequenas;
  • Escolha um item “focal” de decoração;
  • Utilize uma parede de fundo.

Quando se fala em item focal de decoração, é um item que será o protagonista e ficará próximo do centro do aquário. Pode ser um castelo colorido, uma planta maior e mais exótica, uma roda d’água, uma estátua, um navio em miniatura, um coral, enfim.

Utilizar grupos da mesma planta vale para toda a decoração, evite a poluição visual. Utilize pedras para aquario do mesmo tipo, não misturando diferentes cores e texturas.

Sempre que se fala em decoração, o primeiro passo é escolher um tema que esteja presente de alguma forma em tudo e isso deve acontecer com o aquarismo.

A parede de fundo pode ser escura e é ótima tanto para a estética quanto para os animais. Os peixes ficam mais confortáveis e os cabos, filtros e outros equipamentos são escondidos com eficiência.

Por fim, a estruturação e a manutenção do aquário é essencial para conservar sua beleza e levar qualidade de vida aos peixes.

Lembre-se de nunca lavar o equipamento por completo e de alimentar os peixes nos horários certos, evitando o excesso de comida. Ao colocar peixes novos, pesquise sobre a compatibilidade das espécies.

No final, você terá um item decorativo precioso para impressionar as visitas e bichinhos de estimação adoráveis para alegrar todos os seus dias!

Deixe uma resposta