Decorando o seu aquário

Um aquário é muito mais do que um item de decoração, é a casa de um peixe, um animalzinho de estimação. Os peixes não são os animais mais famosos e são adotados por um pequeno grupo de pessoas, mas também recebem muito amor.

Para ilustrar essa realidade, pode-se pensar na música da cantora e compositora Miley Cyrus chamada Pablow, the blowfish (Pablow, o baiacu), na qual ela sofre o luto de seu peixe.

A decoração do aquário, então, não é apenas uma questão estética. É uma forma de deixar o ambiente mais confortável para os peixes e aumentar a sua qualidade de vida, lembrando o seu habitat natural.

Então, neste artigo, você vai receber as melhores dicas para ter um aquário saudável e confortável para seus moradores, sendo também um precioso item decorativo para a sua casa.

Considere o tipo de peixe

Você sabia que os peixes têm suas preferências de decoração de aquario? As decorações mais flexíveis e moles, como plantas, são as favoritas dos peixes de lagos, lagoas e rios lentos.

Já as decorações mais firmes, como as pedras e as estátuas, são mais apreciadas pelos peixes de fundo e de rios com águas mais rápidas.

Quando você considera o tipo de peixe para a decoração, o ambiente fica mais parecido com o habitat natural do animal e isso resulta em melhor comportamento e mais saúde dos peixes, o que inclui uma melhor coloração.

Independente do tipo, o aquario para peixe deve possuir muito espaço com itens decorativos. O ideal é que seja em torno de  50% e 75% de cobertura. Isso pode significar menos visibilidade dos peixes, mas basta fazer uma decoração estratégica para solucionar esse problema.

Uma decoração estratégica

Existem algumas dicas excelentes para fazer uma decoração que agrade aos peixes e aos espectadores. De forma geral, as seguintes dicas devem ser seguidas na hora de adquirir e posicionar os itens decorativos:

  • Itens maiores nas laterais;
  • Esconda equipamentos com os itens mais altos;
  • Evite variedade excessiva de plantas;
  • Esconda a base de estruturas utilizando plantas e rochas pequenas;
  • Determine um protagonista na decoração;
  • Coloque uma parede de fundo.

O filtro de aquario, os cabos, a iluminação, o termostato (aquecedor), tudo isso pode ser ocultado com o uso de plantas mais altas, estátuas, pedras cumpridas e outros enfeites.

Para auxiliar nesse objetivo, a parede de fundo é perfeita. Mais do que isso, ela deixa os peixes mais confortáveis. É recomendável que seja uma parede de cor escura e que os peixes possam senti-la.

Não ter uma variedade excessiva de plantas evita a poluição visual que pode existir no aquário. O mesmo vale para as pedras e para os enfeites para aquario de forma geral.

Todos os itens de pedra devem apresentar textura e cor parecidas e um tema precisa ser escolhido para a decoração.

Pode ser um tema naval, com uma pequena estátua de mergulhador, um navio de pedra e plantas de um verde escuro.

Também pode ser uma decoração mais moderna e divertida, com uma roda d’água colorida, pedras de cor rosa e plantas coloridas.

O uso de corais é uma ótima forma de decorar e também ajuda a modificar o pH da água. Conforme se dissolvem na água, o pH aumenta. Isso é ótimo para os peixes que precisam de uma água mais básica para viver bem.

Quando se fala em protagonista decorativo no aquário de peixe, significa escolher um objeto ou planta de destaque. O item escolhido será colocado no centro, sem outros muito próximos de si.

Geralmente, são bem iluminados. Pode ser uma planta mais exuberante, um conjunto de corais coloridos, um castelo, uma estátua.

A dica é colocar uma grande quantidade de elementos com tamanho reduzido, pois gera uma boa cobertura. Se as cores forem harmoniosas, trabalhando com um grupo de plantas da mesma espécie por exemplo, ficará esteticamente agradável.

Em conclusão, a decoração do aquário pode deixá-lo mais parecido com o ambiente marinho. É crucial, então, que se faça uma pesquisa acerca do peixe antes de iniciar o aquarismo.

Os cuidados de manutenção também são indispensáveis para ter peixes felizes. Limpar o filtro mensalmente é uma das ações que promovem uma água mais saudável.

Antes de colocar qualquer item no aquário, lave-os bem com água (sabão pode ser tóxico) e se certifique de que os peixes não acabem raspando ou comendo a decoração.

Deixe uma resposta