Cuidados essenciais com cães filhotes

Muitas pessoas têm o seu primeiro contato com o bichinho de estimação ainda nas primeiras semanas de vida, adotando ou adquirindo os cachorrinhos filhotes.

Apesar de lindíssimos, fofinhos e brincalhões, os cães filhotes são vulneráveis e sensíveis, por isso, precisam de cuidados especiais, que garantam um crescimento saudável. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a cuidar do seu cãozinho da maneira correta.

Cuidado com a vacinação

A vacinação é um passo muito importante para proteção do cãozinho, isso porque há determinados vírus que, assim como em humanos, podem comprometer a saúde e vida do animal.

Geralmente, os filhotes necessitam de três doses de vacinas, com intervalos de em média 30 dias. É essencial que o dono providencie a caderneta de vacinação, para que seja atualizada pelo veterinário responsável pelo procedimento.

A vacina mais comum é contra a raiva, e geralmente é aplicada quando o cachorro completa 6 meses de vida.

É válido ressaltar que não é indicado por profissionais a compra de vacinas que não provém dos consultórios veterinários, isso porque pode prejudicar a qualidade de vida do seu cãozinho, além de não ser garantia de imunidade de vírus transmissores de doenças.

Cuidado com a higienização

Um passo muito comum para cuidado animal é o banho e tosa, que por sua vez, pode ser realizado em pet shop no Tucuruvi ou em outras regiões da cidade.

Esse processo garante não apenas um cheirinho agradável e boa aparência do filhote, mas também previne o aparecimento de pulgas, carrapatos, bactérias que possam causar doenças na pelugem e outros problemas de saúde.

É importante que o dono entenda, que o cãozinho tem um limite de banhos semanais, isso porque o excesso pode prejudicar a qualidade de vida do animal. Então, é recomendável em média um banho semanal.

A higienização não se resume apenas no banho, por isso, é de suma importância que as roupinhas do animal sejam lavadas com frequência, os brinquedos limpos, potes de comida sejam, devidamente, higienizados e pelos penteados.

Além disso, é necessário que as unhas do animal sejam cortadas com frequência, orelhas limpas e dentes escovados devidamente, todos esses processos podem ser realizados em um pet shop.

Cuidado com a alimentação

Não só de vacinas e shampoos cheirosos viverão os cãozinhos, certo? Por isso, outro passo importante para cuidado com a saúde do animal é a alimentação.

Nos primeiros dias de vida, geralmente o leite da mãe é suficiente para nutrição do cão filhote, entretanto, com o crescimento, é necessário uma alimentação com mais sustância, o que pode entrar no cardápio uma ração própria para filhotes.

Esse tipo de ração, geralmente, é mais molinha, permitindo a digestão do cãozinho que ainda não possui toda a arcada dentária formada. Mas, também podem ser misturadas com um pouco de água para facilitar esse processo.

Por fim, há alguns alimentos que podem prejudicar, consideravelmente, a saúde do cachorro, por isso não são recomendados, como por exemplo:

  • Chocolate;
  • Abacate;
  • Peixe cru;
  • Cebola;
  • Alho.

Então, é recomendável o acompanhamento veterinário para definir a alimentação do seu cãozinho, garantindo a ingestão de todas as proteínas necessárias e evitando comilanças que possam fazer mal ao cachorro.

Cuidado com os brinquedos

Os brinquedos são utilizados muitas vezes como técnicas para adestramento de cães sp ou outras regiões, e possuem bons resultados no comportamento do cãozinho, principalmente quando filhote.

Então, se você deseja entender como adestrar cachorro, é recomendável buscar pelo auxílio profissional, garantindo fácil adaptação do cãozinho.

Entretanto, os brinquedos também servem para divertimento dos bichinhos de estimação e devem ser usados para essa finalidade.

Portanto, é recomendável que esses brinquedinhos sejam macios e jamais pequenos, pois podem ser engolidos pelos cachorros.

Dica prêmio: se divirta com seu filhotinho

Uma solução eficaz para pessoas que não podem ficar com seus bichinhos o dia todo é a chamada creche para cães filhotes.

Esse local oferece uma série de benefícios, desde alimentação até higienização, não deixando de lado a diversão e o bem-estar do animalzinho.

Por fim, divirta-se com o seu cachorrinho, leve ele para passear, brinque e dê todo o carinho possível, afinal é parte fundamental da família.

Conte com profissionais preparados e adequados para todo o suporte necessário ao cachorrinho, contribuindo para a qualidade de vida do animal.

Deixe uma resposta