Adestramento e cuidados com o seu bichinho

Como já dizia o conhecimento popular, cachorro é o melhor amigo do homem, e não é para menos, esses bichinhos nos acompanham a vida toda.

É uma ligação sentimental, uma jornada de dono e pet ao longo da vida.

E durante essa caminhada é normal o interesse de querer ensina-lo a rolar, sentar, trazer a bolinha, dar a patinha, entre outros truques. A grande questão é por onde começar e como abordá-lo.

Dicas para adestrar

O ato de adestrar pode ser muito saudável para o seu relacionamento com ele, ao invés da típica relação entre dono e dominado.

Para seu cãozinho, todos os momentos com você podem ser experiências positivas, e é por esse viés que você pode seguir ao ensinar os truques a ele.

Se o cachorro está fazendo truques, ele o faz para te agradar, então por que você não pode agradá-lo também? Leve-o para passear, brinque com ele, crie uma rotina agradável.

Será passando esse tempo junto com ele que você poderá inserir os treinos de adestramento.

Se essa relação for consistente, o cachorro perceberá a existência da hora de lazer e esses truques também são uma forma de se divertir com seu dono, assim será muito mais fácil o comprometimento no momento de adestramento por parte do bichinho.

Saber como adestrar seu cachorro é propiciar repetições para o cão, de forma que ele entenda que fazendo certo truque receberá uma recompensa.

Para fazê-lo sentar, por exemplo, pegue uma guloseima e faça carinho nele de forma que ele sente, ao sentar, recompense-o.

Para ajudar a associar as ações é ideal que cada truque tenha um prêmio diferente, de preferência biscoitinhos que ele goste com formatos distintos.

Será com práticas como essa que você se aproximará do seu bichinho e ele terá vontade de fazer esses truques para te agradar, porque ele também tem o interesse de brincar com você.

Outro exemplo de truques que seu cachorro pode fazer é o de dar a patinha. Para ele ter essa noção que você quer a patinha dele, comece “pedindo” a pata dele, dessa forma ele associa a pergunta à ação.

Em seguida, pegue com cuidado a patinha dele e o parabenize pela ação, lembrando sempre da recompensa.

Quando enfrentar dificuldades e procurar por Adestramento de Cães Preçotenha em mente de que o seu pet precisa de tempo para absorver e memorizar as informações novas e não opte por pacotes intensivos.

Como lidar com a ausência?

Nem sempre poderemos ter todo esse tempo para dedicar aos nossos pets, ainda mais quando você mora sozinho e tem que sempre sair para ir ao trabalho.

Nesse caso, é importante que seu bichinho esteja aos cuidados de alguém enquanto você estiver fora, para que ele não se sinta sozinho e fique deprimido.

É pensando nessa demanda que existem lugares para que nossos animaizinhos sejam cuidados e vigiados durante nossa ausência, mais conhecidas como Espaço day care ou pet creches.

Esses estabelecimentos normalmente contam com veterinários para dar todo o suporte e com profissionais para garantir que eles tenham a atenção necessária. Esses locais podem oferecer:

  • Espaços com grama;
  • Jardins;
  • Atividades de simulação de caça;
  • Socialização do pet;
  • Serviços de massagem;
  • Natação.

Essa onda de estabelecimentos especializados em animais não se restringem a pet shops e pet creche, na verdade o interesse em deixar nossos pets confortáveis é tão alto que existem spas bons para cachorro!

Nesses espaços os cãezinhos saberão como é relaxar, até porque não são somente nós, seres humanos, que precisamos de um day off para darmos atenção a nós mesmos.

Lá nossos pets poderão fazer a tosa de pelos, com tratamento para aumentar, aparar as unhas, escovar os dentes, enfim, ter um dia de mordomia.

Como vimos, os tempos de canil de cachorro (um termo estigmatizado) acabaram e agora o movimento do mercado é encher os pets de mimos.

Se você está interessado em viver essa experiência, não fique só na vontade, procure se planejar para ter um bichinho! E é muito fácil de obter um.

Normalmente, muitos pet shops vendem filhotinhos e por um preço acessível, mas essa não é a única forma, existem canis onde uma enorme quantidade de bichinhos dóceis estão esperando para serem adotados por uma família com muito amor para oferecer.

É uma relação afetiva desde o primeiro contato, uma experiência única entre cão e humano.

E não se esqueça, seja adotando ou comprando, seja com uma Creche para animais de estimação ou passando o dia inteiro com ele, o cachorrinho é um parceiro e cabe a você a se comprometer em cuidar dele. Planeja-se para colher frutos de amizade e carinho.

Deixe uma resposta