Confira as melhores opções de transporte de cães

Quem tem animais de estimação, especialmente cães, sabe que eles precisam ir às consultas veterinárias, muitas vezes vão tomar banho no pet shop, e às vezes precisam ser levados a lugares mais longe de casa – de forma que não é possível fazer a rota a pé, como em um passeio tradicional, usando somente coleira – e até mesmo podem ser companhias em viagens, o que faz surgir a dúvida: como realizar o transporte de cães de forma segura?

O transporte de cães solto em um carro é muito perigoso tanto para o animal quanto para o motorista, que está sujeito a multas por esse motivo. A tradicional cena de um cachorro com a cabeça para fora, muitas vezes vista em propagandas, filmes e, até mesmo, na vida real, é considerada uma infração e, por motivos de segurança, deve ser evitada. Além disso, também estão sujeitas à multa: levar o animal na parte externa de veículos, e levar no colo ou no lado esquerdo, entre o corpo e a porta.

O transporte correto deve ser feito em uma caixa de transporte para cães. Elas devem ser resistentes e espaçosas, devem ser ventiladas, com alça para transporte e trava para fechamento das portas. Além disso, no ato da compra de uma caixa de transporte, devem-se levar em conta as medidas dos animais, o que significa que os cães de pequeno porte podem ser transportados em caixas menores, já os cães de grande porte precisam de caixa para transporte de cachorro grande porte, para que eles possam caber e ser transportados de forma segura e tranquila, sem nenhum estresse para o bichinho e para o dono.

A importância de utilizar um caixa para transporte

Transportar o animal em um veículo de forma errada pode ameaçar a segurança tanto do animal quanto do motorista, além de poder acarretar em multas e pontos na CNH. Os benefícios do uso de uma caixa de transporte de cães são:

  • Segurança;
  • Praticidade;
  • Durabilidade;
  • Economia;
  • Pode servir de abrigo ao animal.

Muitas pessoas relutam em usar essa ferramenta, pois sentem que estão submetendo o bichinho a uma prisão, mas a realidade é que, sim, pode-se fazer com que o animal se acostume com a caixa de transporte e consiga vê-la não como uma prisão, mas como um abrigo.

Uma caixa de transporte de cães tem também a utilidade de uma casinha para os cachorros. Segundo o especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, o famoso Dr. Pet da televisão, os cachorros são animais de toca, o que significa que sempre irão acabar procurando abrigo em situações de medo, desconforto ou dor.
Ainda segundo Alexandre, para um cachorro, é reconfortante ter um refúgio seguro para situações específicas. Isso significa que caixas de transporte não são eficientes apenas para o transporte de animais, mas também para ser uma casinha para o cachorro.

Para não deixar o cachorro desconfortável e estressado com sua casinha e caixa de transporte, é necessário torná-la aconchegante e confortável. Será muito útil que o cachorro se acostume com a caixa para situações em que precisará dela, por exemplo.

Outra utilidade para transporte de cães

Uma caixa de transportes também pode ter a utilidade um abrigo para o cão, o que beneficia o animal nas situações em que ele sentir necessidade de um refúgio e quando ele precisar ser transportado com a caixa.

Para tornar a caixa habitável para o cachorro, é necessário se atentar a alguns detalhes. Por exemplo: existe o mito de que, quanto maior a caixa, melhor para o animal. Mas a realidade é que o ideal é que ela seja mais “justa”, pois assim o bichinho se sente mais protegido. O cão deve apenas conseguir ficar em pé e dar uma volta sobre o próprio corpo. A caixa de transporte grande só deve ser usada como caixa para transporte de cachorro grande porte.

As caixas para transporte são ferramentas extremamente essenciais para os tutores de animais, especialmente para quem tem cães, pois assim é possível garantir abrigo, conforto, privacidade ao animal nos momentos que ele prefere ficar mais isolado, além de extrema segurança, praticidade, tranquilidade e cumprimento das leis ao realizar o transporte de cães.
Para adquirir essa ferramenta, e saber qual tamanho é o ideal para seu cão, além de equipá-la com itens como acolchoados e brinquedos – para garantir que a caixa fique mais aconchegante para o animal – basta ir a qualquer pet shop.

Deixe uma resposta