O que é e quais são os serviços das clínicas veterinárias

As clínicas, hospitais e consultórios veterinários consistem em serviços prestados ao atendimento dos animais. Entretanto, apesar de lidar com o trato de pets, não podem ser vistos como o mesmo negócio.

Isso porque há a muita diferença entre elas, por isso antes mesmo de saber quais são os serviços de clínica veterinária é preciso saber as diferenças entre as estruturas.

O hospital veterinário tem uma área de atuação maior que as clinicas e consultórios, visto que além dos serviços clínicos e cirúrgicos, eles funcionam durante o período de veterinaria 24hrs para os processos de internação e atendimento ao público.

O atendimento deve ocorrer assim que o paciente chegar, por isso é obrigatório a presença de um médico veterinário em todos os horários de funcionamento do hospital para que o pronto atendimento seja viável.

Os consultórios veterinários são, geralmente, propriedade dos próprios médicos veterinários e entre as atividades que podem ser realizadas nesses locais estão:

  • Consultas clínicas;
  • Aplicações de medicamentos;
  • Curativos;
  • Aplicação de vacinas.

Os consultórios são vedados de realizarem procedimentos anestésicos, cirúrgicos ou internações.

Já as clinicas veterinárias trabalham com atendimento clinico-cirúrgico aos animais.

As unidades podem funcionar em horários comerciais ou qualquer outro horário estabelecido pelo proprietário, caso a clinica opte por oferecer o serviços de internação ela é obrigada a funcionar durante o período de 24 horas, mesmo que ele não ofereça atendimento ao público após o horário comercial.

Além disso, é obrigatória a presença de médicos durante o período de internação para prestar toda a assistência necessária.

Agora que as diferenças já foram apresentadas, seguem os serviços ofertados pelas clínicas veterinárias.

Ultrassom

ultrassom para cachorro, gato, ave e pets, de uma maneira geral, tem sido um procedimento muito aplicado e realizado em clinicas veterinárias, pois a sua utilização permite atendimentos emergenciais mais rápidos, com resultados mais precisos, reduzindo a quantidades de procedimentos realizados e conseguindo verificar os problemas e tratá-los com mais agilidade.

Devido ao crescente uso dessa tecnologia, as suas máquinas e habilidades foram desenvolvidas, criando novas técnicas de modalidade de ultrassonografia veterinária.

Uma das tecnologias é o doppler, tecnologia caracterizada pelo efeito ocasionado na variação da frequência sonora.

O ultrassom com doppler veterinario permite a verificação dos movimentos das estruturas dos órgãos animais, além de permitir a visualização do sentido da movimentação e velocidade do fluxo sanguíneo do paciente.

Assim, é possível realizar o tratamento dos vasos sanguíneos no interior de lesões e detectar quaisquer problemas dentro desses sistemas e tratá-los com mais praticidade e agilidade.

Hidroterapia

hidroterapia para cães é um tratamento muito eficiente pois contribui para aumentar a flexibilidade, fortalecer os músculos e estimular a coordenação motora dos animais.

Assim como para os humanos, o tratamento é indicado para os cães que precisam tratar os danos ortopédicos, articulares, problemas de obesidade e reabilitação pós operatória.

Indicado principalmente aos animais mais velhos, elas podem ser realizadas pelo cachorros de quaisquer idades, visto que os desgastes nas cartilagens podem acontecer por diversos motivos, sejam eles mais novos ou mais velhos.

Há algumas raças que amam as piscinas como os labradores, entretanto, todos os cães entram na piscina tranquilamente.

O tratamento é acompanhando por profissionais qualificados, sejam eles médicos, fisioterapeutas ou técnicos na área veterinária.

Assim, é possível trabalhar todos os problemas e acompanhar todas as evoluções e conquistas dos pets de forma segura e profissional.

Fisioterapia

A fisioterapia gatos consiste na utilização de equipamentos e acessórios específicos utilizados para realizar manobras e promover a qualidade de vida e bem-estar do felino.

Aplicada também em cachorros, assim como para os humanos, elas são desenvolvidas com técnicas que permitem a recuperação dos movimentos e consertos em estruturas ortopédicas, evitando o seu agravamento ao longo do tempo.

Indicadas para pós-operatórios e para o tratamento de doenças articulares e ortopédicas, elas atendem todas as idades e respeitam os limites e características dos pets.

Além da hidroterapia, as estratégias adotadas são:

  • Laserterapia;
  • Cinesioterapia;
  • Eletroterapia;
  • Radiofrequência;
  • Uso do calor e do frio.

Tipos de clínicas

Além das clinicas especializadas no atendimento de cães e gatos, há a clínica veterinária de aves, que são especializada no tratamento desses pets que tem sido uma opção crescente entre os donos de animais.

Assim como as de felinos e caninos, as clínicas de aves oferecem todas as estruturas necessárias para o atendimento imediato e profissional desses pets. Dessa forma, todos os animais são atendidos conforme suas necessidade e características.

Deixe uma resposta