Cachorro pode comer ovo

Uma das dúvidas mais comuns dos donos de animais de estimação é se cachorro pode comer ovo. Muitos deixam de oferecer esse alimento aos pets por acreditarem que é prejudicial à saúde do animal.

Neste artigo, vamos falar exatamente sobre a dieta dos animais de estimação, especialmente sobre a inclusão dos ovos na alimentação. 

Descubra se o seu cachorro pode ou não comer esse alimento, e quais cuidados devem ser tomados.

A importância do ovo na alimentação

Os ovos são uma fonte importante de nutrientes. É um dos alimentos mais nutritivos que existem, sendo usados na alimentação de pessoas do mundo todo. 

É difícil encontrar uma cultura que não esteja acostumada com o consumo de ovos.

Eles são importantes especialmente pela presença de aminoácidos, que são blocos de construção de proteínas. Dessa forma, podem contribuir para uma dieta saudável.

Os cães, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, podem sim se alimentar de ovos. Eles fornecem proteínas, vitaminas e também minerais para o animal de estimação. Entre os nutrientes presentes nos ovos, podemos encontrar:

  • Vitamina A;
  • Riboflavina;
  • Folato;
  • Vitamina B12;
  • Ferro;
  • Selênio;
  • Ácidos graxos.

Cachorros comiam ovos no passado

Sabia que no passado os ovos eram um dos alimentos favoritos dos cachorros? Especialmente em pequenas cidades e comunidades do interior, onde as famílias possuem criação de galinhas, era comum que cachorros roubassem ovos.

Dessa forma, esses animais de estimação acabavam se alimentando constantemente de ovos, sem nenhum problema para a sua saúde. 

No entanto, esse não é um método de alimentação completamente recomendado, tendo em vista a casca do ovo.

Conforme falaremos ao longo desse texto, a casca do ovo pode ser prejudicial para a saúde dos cachorros, tendo em vista que são de difícil digestão e podem acabar machucando a boca do animal.

Cuidados ao alimentar o cachorro com ovos

Como vimos acima, cachorro pode comer ovo. No entanto, o consumo desse alimento deve ser feito com muito cuidado. 

Afinal de contas, os ovos podem apresentar perigo para a saúde dos animais e também dos humanos, em algumas circunstâncias.

1 – Salmonella

Assim como os seres humanos, os cães também correm o risco de contrair Salmonella. 

Essa é uma doença causada por bactéria, que pode estar presente em diversos alimentos, como ovos e conservas.

Os ovos novos não apresentam risco de contaminação. No entanto, o cuidado fica por conta dos ovos que são armazenados por longos períodos. 

É importante evitar alimentar o cachorro com ovos que não sejam frescos.

2 – Deficiência de biotina

A alimentação prolongada de claras de ovos cruas pode levar a uma deficiência de biotina, pois a clara contém uma enzima que se conecta a biotina, impedindo a sua absorção pelo organismo.

A biotina é uma vitamina do complexo B que é fundamental para a saúde da pele, para a digestão, para o metabolismo e para a formação de células saudáveis. 

Dessa forma, o consumo da clara do ovo crua deve ser evitado.

3 – Ovos com cascas

Acima falamos que cachorro pode comer ovo, mas existem uma série de cuidados que devem ser tomados. Um deles é sobre os ovos com cascas, tendo em vista que as cascas podem acabar causando danos ao animal.

Por isso mesmo, se você optar por alimentar o seu cachorro com ovos, é importante que eles sejam administrados sem casca. De preferência, você poderá optar pelos ovos cozidos, removendo as casas de forma manual.

Como alimentar os cachorros com ovos

Ainda que seja um alimento rico e nutritivo, que pode ser dado aos animais, atualmente não existe o hábito de usar esse alimento no dia a dia. 

Os cachorros são alimentados com rações especiais ou até mesmo com restos de comida.

No entanto, se você optar por usar os ovos, leve em consideração que a casca deve ser removida. Além disso, vale a pena inserir na dieta do cachorro outros alimentos, tendo em vista que apesar de nutritivo, o ovo não oferece todos os nutrientes básicos.

Conclusão

Como podemos ver, cachorro pode comer ovo. Os ovos fazem parte da dieta dos cachorros desde a antiguidade. Dessa forma, não existe nenhum problema, pelo menos não em termos de saúde, em usar esse alimento na dieta dos animais.

Porém, é essencial observar todos os cuidados que mencionamos, como a qualidade do ovo, para evitar bactérias. Assim, seu cachorro terá uma alimentação muito mais saudável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe uma resposta