Benefícios e cuidados com a saúde dos animais

Os bichinhos de estimação são considerados como amigos e companheiros das pessoas. Muito mais do que simples animais, eles são tratados como um membro da família, por estarem sempre juntos – nos momentos alegres e difíceis -, além de nutrir um afeto verdadeiro pelo seu dono. Assim, a presença de um cachorro ou gato pode trazer mais felicidade para todos no lar.

O processo de adoção de um animal de estimação precisa ser muito bem calculado, ou seja, as pessoas da casa devem estar de acordo com a chegada do bicho.

Preparar um espaço para acomodá-lo, dedicar tempo para dar carinho, atenção e cuidados com a saúde são essenciais para que o cão ou gato tenha uma excelente qualidade de vida e bem-estar.

Organizar o seu orçamento financeiro é um passo muito fundamental para garantir o melhor ao animal de estimação. Mais ainda, alguns serviços específicos para a saúde são necessários para evitar problemas de saúde ao seu amiguinho.

Serviços importantes para a saúde dos animais

Consultas ao veterinário, vacinas, exames, banho e tosa, estética e hospedagem são essenciais para conseguir oferecer conforto e segurança com seu bichinho.

Em um pet shop, por exemplo, a tosa higienica pode ser feita para manter a saúde e qualidade de vida do animal.

Geralmente, as regiões corporais onde este processo pode ser feito garantem a limpeza e estética. Assim, podem ser tosadas as regiões: perianal, barriga e almofadas plantares (as partes inferiores das patinhas).

De acordo com a raça do cachorro e preferência do dono, é possível realizar uma depilação e limpeza dos ouvidos, higiene da região dos olhos, corte e lixamento das unhas e acertos dos cortes no topete e orelhas.

Levar o seu cachorro pelo menos uma vez ao mês para esse procedimento é um jeito de manter a saúde em dia. Quanto maior o crescimento do pelo, maior a frequência no serviço de tosa.

Além disso, no pet shop, os donos podem encontrar produtos de higiene, rações, acessórios e medicamentos específicos para os animais.

Consultas de rotina com os veterinários, procedimentos médicos e exames são serviços específicos de uma clínica ou hospital veterinário, espaço que tem um atendimento especializado para a saúde dos bichos, a qualquer momento.

Os profissionais da área veterinária possuem conhecimentos e sabem os melhores métodos para garantir bons resultados.

Nas situações em que as pessoas não têm recursos para as consultas particulares, os serviços de uma clinica veterinaria popular são uma ótima escolha.

Estes espaços possuem preços mais acessíveis para que todos possam cuidar dos seus animais. Em hospitais veterinários nas universidades, por exemplo, há serviços que são feitos gratuitamente.

Desse modo, pesquisar as opções na sua região é a solução para conseguir um trabalho de qualidade para o seu bichinho.

Equipamentos específicos da área veterinária

Nas clínicas e hospitais veterinários, a realização de exames de coleta e imagem é um processo muito comum.

Isso porque os resultados obtidos ajudam os médicos a terem mais informações para elaborar um diagnóstico completo ao dono do animal.

Os exames que são mais pedidos pelos profissionais são:

  • Teste alérgico;
  • Função hepática;
  • Hemograma;
  • Eletrocardiograma;
  • Ultrassonografia abdominal;
  • Fezes e urina.

Os custos dos exames podem ter variações, conforme a especialidade.

Um ultrassom veterinário com doppler é um exame muito importante para os médicos. Este procedimento é feito para analisar a circulação sanguínea e detectar lesões internas e as condições dos vasos.

De um modo geral, o doppler ajuda os profissionais a obter informações qualitativas sobre o fluxo de sangue do animal.

O uso dos equipamentos com doppler proporciona verificar as funções vitais e órgãos de cães e gatos em tempo real.

Esse procedimento é frequentemente utilizado em: avaliação reprodutiva, acompanhamento gestacional, oncologia veterinária, biotécnicas reprodutivas, vascularização de tecidos, entre outros casos.

Os cuidados com a saúde bucal dos animais são importantes para evitar que os dentes apodreçam e caiam. Em hospitais e clínicas veterinárias, os dentistas podem usar um ultrassom dental veterinário para avaliar as condições da arcada dentária, fazer a profilaxia e a remoção do tártaro.

O equipamento possui insertos para raspagem, acionamento por pedal, controle de intensidade e ótimo fluxo de irrigação.

A visão dos cães e gatos possui muita importância, pois sem os devidos cuidados os bichinhos podem ter o sentido prejudicado.

Levá-los ao consultório de oftalmologia veterinária para que o médico possa examinar e solicitar os exames de vista, são um excelente investimento para manter a visão do animal em perfeitas condições e impedir que glaucomas, uveítes, cataratas e ceratites, oftalmopatias mais comuns, prejudique a saúde dos cachorros e gatos.

Medicamentos

Da mesma forma que os humanos, os animais precisam em alguns momentos de remédios para tratar problemas. Um floral para cães ansiosos é um medicamento de composição natural que auxilia no controle das emoções, sendo um ótimo aliado contra depressão, hiperatividade e ansiedade.

Deste modo, nos pets shops existem muitas opções de florais para a saúde dos animais.

Deixe uma resposta