Alimentação saudável para cães, quais as melhores opções?

Provavelmente todo momento que você der algo para o seu cachorro, que ele goste,  vai comer, porém, deve ser pelo menos algo que vai fazer bem a ele. 

Nem todas as coisas são boas para o cachorro, mesmo que seja boa para você, porque o organismo dele é diferente do seu em alguns aspectos.

Você provavelmente pensa em dar algo novo para o seu pet porque deve imaginar que eles estão comendo a mesma coisa todos os dias e por isso deve ficar enjoado, mas existem alguns alimentos saudáveis que ele pode ingerir.

Você sabia que cachorro pode comer chuchu? Pois, esse é um dos alimentos que ele gosta de  ingerir.

Alimentação saudável para cães: quais as melhores opções?

Vamos deixar claro que a ração é a melhor opção para o pet, porque uma equipe de especialistas está por trás de cada detalhe da nutrição animal. 

Dessa forma, eles podem dizer o que será ideal para os cachorros.

Mesmo que você ache que ele não goste de comer a mesma coisa todos os dias, saiba que eles amam. 

Porque tanto o cheiro lhe chamam a atenção como eles percebem que aquela comida sustenta.

Os donos normalmente gostam de dar alguns aperitivos para o seu animal de estimação para criar um laço maior de amizade, e ao mesmo tempo incentivá-lo a fazer algumas ações tanto de adestramento como uma simples brincadeira.

Porém, ao dar um aperitivo para um cachorro é importante que seja saudável e não sendo a base da alimentação deles, porque ele precisa de algo que tenha todos os nutrientes e de forma balanceada.

Além disso, coisas industrializadas que normalmente as pessoas costumam comer, como esses lanches que tem por aí, torta, bolo e outros mais, ricos em sódio, açúcar e gordura são ruins para o animal.

Portanto, se deseja dar alguma coisa para ele comer que seja saudável, porque depois pode custar a saúde do animal. Inclusive se ele não possui rotina de trabalhos físicos.

Qual é a alimentação saudável para cães?

Quando se fala em alimentação saudável para cães o que vem em mente é uma comida mais natural.

Isso é uma verdade, porque encher o cachorro de coisas que fazem mal até para os seres humanos será um problema a longo prazo.

Porém, quando se fala de dieta natural não queremos dizer que ela tenha todos os nutrientes que um animal precisa, porque a quantidade de nutriente pode chegar a 58 tipos.

Dessa forma temos que entrar na realidade no pet, dando a ele alimentos caseiros, mas sem descartar a ração.

Por que é importante ter isso em mente? É devido a discussão sobre o que é realmente algo natural, a ração que tem todos os nutrientes ou os alimentos vegetais que não proporcionará tudo que os animais precisam?

Portanto, o nome mais indicado por alguns especialistas seria dieta caseira, porque assim, assumiria um ar menos comercial, que é muito usado em nosso tempo. 

Isso é importante para que se possa assumir uma posição certa como relação com o alimento.

É recomendável a alimentação caseira?

A alimentação caseira pode sim ser dada ao animal, porque ela tem nutrientes que o corpo dele certamente vai aproveitar. 

Porém, é importante que ele continue com uma alimentação balanceada, usando a ração.

Para que a alimentação seja balanceada é importante que seja consultado um profissional veterinário especialista em nutrição animal. 

Visto que somente assim chegará em um acordo com relação ao tipo de comida caseira ele poderá comer.

Dessa forma, o pet não ficará desnutrido, além disso, as condições do cachorro serão analisadas pelo veterinário. 

Sendo assim, o dono deve levar em consideração toda a saúde do cachorro, infelizmente nem todos os tutores se importam com esses detalhes.

Ingredientes para preparar a ração caseira

As dicas que serão apresentadas são muito importantes e tem, base no que muitos especialistas falam, em cursos online pode se mostrado cada detalhe. Veja abaixo algumas dicas para o preparo:

  • Em primeiro ponto nunca use óleo para preparar os alimentos; 
  • Os alimentos precisam ser cozidos separadamente;
  • Todos os alimentos devem ser pesados depois de cozidos;
  • O alimento deve ser cozinhado em água ou se preferir, no vapor;
  • Não use todo tipo de ervas frescas, porque nem todos os animais gostam;
  • Converse com o veterinário com relação as ervas frescas;
  • O uso do sal deve ser assim como o óleo, somente no final.

Embora haja uma polêmica com relação a alimentos crus, a carne pode ser maior vilã.

Visto que contém certos microorganismos que podem tanto prejudicar os cachorros quanto o dono, lembre-se de que esses animais são domésticos e não aqueles de rua.

Existe a opção de comer alimentos que foram congelados abaixo de 8ºC, mas devem ser jogados fora se o cachorro deixou jogado por 20 minutos.

Algumas opções de alimentos liberado para os cães

A lista até que é grande, então as opções acabam sendo variada onde inclui muitos alimentos que normalmente você consome, incluindo, frutas, verduras, hortaliças e tubérculos, veja:

Banana

É uma fruta muito boa rica em potássio, e possui um bom sabor, além disso tem a piridoxina (vitamina B6) que ajuda muita na nutrição do pet, contribuindo para o seu coração.

Brócolis

Esse alimento ajuda muito o sistema cardiovascular, como possui potássio, ferro, zinco, uma quantidade de vitamina C, tem um efeito anticancerígeno. 

Você pode dar ele cru ou levemente cozido, dê a ele direto ou misturado na comida.

Batata doce 

Esse importante tubérculo é que contém a pró- vitamina A, ou seja, o betacaroteno além de possuir vitamina  E, ajuda no trânsito intestinal e não eleva a taxa de glicose no sangue. Dê a ele crua ou cozida.

Cenoura

Ela é muito rica em betacaroteno, contribui muito na saúde visual do pet.

Além de ajudar a limpar o dentes com o efeito da mastigação, também pode ser dado a ele crua ou cozida, sem tempero.

Chuchu 

Possui vitaminas e fibras, melhora a saciedade do animal, eles acham bom quando cozido, então aproveite.

Além desses, há outros como a goiaba, melancia, espinafre, maçã, entre outros.

Conclusão

Alimentação saudável pode fazer parte da comida dos cães, com certeza, então utilize todos os que aqui foram citados.

Mas, como já foi dito, não exclua a ração, e busque um especialista. Por que não fazer cursos online com certificado na área do adestramento?

Tome uma grande decisão e tenha sucesso no conhecimento que fará parte de sua vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.