Adestramento de cães: Conheça 4 dicas práticas para ensinar o seu filhote!

Ter um animal de estimação é muito agradável, pode trazer muita alegria à família e até mesmo faz bem para a saúde.

Porém, um animal se torna um novo membro da família como outro qualquer, que precisa se adaptar e seguir regras para garantir a boa convivência. Nesse sentido, o adestramento de cães tem como objetivo ensinar, educar e disciplinar um cachorro.

Benefícios do adestramento

Adestrar um cão traz diversos benefícios, tanto para o animal quanto para a família. Cães de todas as idades podem ser adestrados, mas o ideal é realizar o adestramento quando filhote.

Às vezes, um cão pode apresentar comportamentos inadequados pelos mais diversos motivos, como a dificuldade de adaptação a uma nova casa.

Isso leva o animal a fazer as necessidades em lugares errados, a brigar com outros animais da casa, a ter dificuldade de socializar com as outras pessoas, a destruir coisas que não lhe pertencem, roubar comida e por aí vai.

Todos os cães, em qualquer idade, podem e devem passar pelo adestramento. Porém, adestrar cachorro filhote é o mais indicado porque um cão mais jovem está menos acostumado a ter certos hábitos, além do que, em seus primeiros meses de vida, os cães estão com cérebros mais preparados para receber e absorver novos conhecimentos.

Além disso, o filhote costuma ter mais gula do que um cão adulto, o que favorece o adestramento no que diz respeito à associação da obediência a coisas positivas como um petisco, por exemplo.

Mas, é claro que cuidados são necessários como por exemplo não exagerar nos petiscos para não haver desequilíbrio na alimentação do bichinho.

Por fim, um fator bastante positivo para o adestramento de filhotes é que, por mais que eles possam dar sinais de agressividade, seus comportamentos agressivos não costumam ser perigosos aos humanos, mas esse tipo de comportamento vai ficando mais perigoso conforme o cão cresce, podendo dificultar ainda mais qualquer tipo de controle do comportamento do cão.

Entretanto, se por algum motivo, não foi possível realizar o adestramento do cão enquanto filhote, isso não significa que nunca mais será possível adestrar o animal. O adestramento de um cão sempre vem com muitos benefícios:

  • Correção de comportamentos inapropriados como a desobediência e a agressividade do animal;
  • Fortalecimento do vínculo afetivo com o animal, já que ele terá mais respeito pela pessoa, como um líder;
  • Convivência mais agradável e feliz entre toda a família;
  • A comunicação entre o animal ficará mais clara e efetiva;
  • Não haverá tantas surpresas desagradáveis com as bagunças vindas do cão;
  • Redução de estresse do cão.

O adestramento pode ser realizado inclusive dentro da própria casa, por parte dos próprios donos.

Porém, o ideal é sempre contar com a orientação de um profissional – e o profissional capacitado para realizar esse serviço de forma adequada e eficiente é o adestrador.

Hotel para cachorros

Outro serviço que ajuda muito a reduzir o estresse nos cachorros e a melhorar o comportamento dos cães é o hotel para cachorros.

Esse tipo de serviço surgiu para atender àquelas famílias que não podem levar os cães durante alguma viagem ou que ficam muito tempo fora.

Os cachorros podem ficar muito estressados quando ficam sozinhos, além de poderem ficar deprimidos e ter alterações bruscas de comportamento, que podem causar muitas mudanças negativas tanto para o cão quanto para a família.

Por isso, os hotéis destinados a esses animais propõem várias atividades para que os cães possam se exercitar, socializar com outros cães e até mesmo serem adestrados nesses locais.

Preço de hotel para cachorro: O valor da diária de um hotel para cães pode variar muito de acordo com diversos fatores, como a localização do hotel, a infraestrutura, os serviços oferecidos, porém, o valor da diária costuma ser a partir de quarenta e cinco reais, podendo ter alterações, para mais ou menos, a depender das variáveis.

O porte do cachorro a ser hospedado – se é um cachorro grande, médio ou cachorro pequeno – também pode causar mudanças no valor.

Um hotel para cães pode trazer muito relaxamento para os animais através das atividades propostas por esse tipo de estabelecimento e, com certeza, é muito mais vantajoso do que deixar o animal sozinho e sujeito à estresse.

Para quem trabalha com animais e, especialmente, tem algum estabelecimento para oferecer serviços relacionados a cães e outros animais, um equipamento essencial é o canil para pet shop.

Deixe uma resposta