aves

A importância dos cuidados com as aves

Os animais são muito importantes para a vida das pessoas, sendo os grandes companheiros em vários momentos do dia a dia. Quando o assunto é animal de estimação, os indivíduos já pensam em cachorros e gatos, pois são mais comuns das residências. No entanto, a criação de aves pode ser uma alternativa para os que não desejam ter pets.

A criação das aves recebe um nome de avicultura e geralmente tem como objetivo a fabricação de alimentos, como carnes e ovos.

Para garantir a saúde dos bichos, os cuidados adequados e investimentos precisam ser feitos, além de uma instalação específica para a acomodação das aves.

Galinhas, gansos, patos e perus são alguns exemplos de aves consideradas domesticáveis e que podem ser criadas com muita qualidade e segurança nas fazendas, locais onde os avicultores cuidam dos animais.

Edificações na cidade que tenham um terreno amplo, o proprietário também pode investir tempo na criação desses bichinhos.

Processos importantes nos cuidados com aves

A saúde das galinhas é uma questão fundamental. Seja em quintal ou galinheiro fechado, oferecer boas condições são formas de mantê-las sempre saudáveis.

As consultas em uma clínica veterinária de aves ajuda os tutores a entenderem como está a saúde das aves, além de auxiliar na prevenção de doenças e problemas que podem prejudicar o condicionamento do bicho.

Consultas de rotina pelo menos uma vez ao ano é um jeito de manter os cuidados em dia e saber quais vacinas e remédios podem ser dados as aves para prevenção de doenças infecciosas que podem prejudicar a criação, principalmente, no espaço onde vivem que é de fácil contágio.

As vacinas mais importantes que elas devem receber são:

  • Bronquite infecciosa;
  • Newcastle;
  • Bouba aviária;
  • Marek;
  • Coriza infecciosa.

Conversar com o veterinário para saber sobre o calendário de vacinação é essencial para garantir o bem-estar das aves.

Alguns podem trazer problemas como: ovos que não vingam, pragas, piolhos, doenças, juntas inflamadas são as principais queixas que os tutores relatam ao veterinário.

O bom tratamento para as galinhas e a limpeza constante no viveiro proporcionam qualidade de vida e afasta o aparecimento de insetos que possam dificultar a saúde do animal.

Usar palha nova para os ninhos, ter uma vassoura de fogo e a higiene feita com cloro e creolina são ótimos aliados para a organização. Uma alimentação bem reforçada deixa as galinhas fortes, bem nutridas e com possibilidades de render bons ovos.

Galinhas diferentes

A criação de galinha de postura consiste basicamente em aves que conseguem gerar ovos diferenciados, com alto valor nutricional.

Os benefícios nutricionais acontecem, devido aos fatores de:

  • Condições de manejo;
  • Alimentação;
  • Ambiente onde as aves ficam;
  • Instalações;
  • Saúde.

As poedeiras leves produzem ovos brancos e as semipesadas os vermelhos. Um equipamento que pode ajudar os criadores de galinhas é a chocadeira eletrica preço acessível, equipamento que facilita a rotina de um criador de aves, acelerando o nascimento das aves e aumentando a produção de ovos.

O uso desta máquina proporciona um ganho de lucros, além de ser uma excelente opção para os avicultores que comercializa ovos para vários estabelecimentos.

A estrutura da chocadeira é semelhante a uma incubadora com várias prateleiras e bandejas onde o ovo é colocado. Na parte interna há várias lâmpadas que são responsáveis pela emissão de calor, reduzindo o tempo de chocar.

O papel do veterinário nos cuidados de saúde dos animais

Um veterinário é o profissional responsável por prestar serviços para os bichos, ajudando em processos de tratamento, prescrevendo medicamentos, exames de rotina e monitoramento de casos graves de saúde.

Um veterinário Tucuruvi pode oferecer o seu trabalho aos tutores dos animais, com qualidade, preço acessível, proporcionando bons resultados. Pesquisar na região referências dos melhores médicos veterinários são o jeito de garantir os melhores cuidados ao seu bicho.

Em um veterinario especialista em aves existem pessoas especializadas nos cuidados e assuntos do universo das aves.

Os procedimentos mais executados neste estabelecimento são: radiografia, endoscopia, internações, consultas, exames de imagem e coleta, cirurgia, ecocardiograma, pesquisas, entre outros serviços que oferecem qualidade de vida e bem-estar para as aves.

Portanto, os cuidados específicos com as aves são formas de conseguir evitar problemas, aumenta o tempo de vida e garante tranquilidade para ambas as partes: ave e tutor.

Deixe uma resposta