5 benefícios do banho e tosa que você precisa conhecer

Às vezes, tudo o que precisamos para deixar nosso lar mais alegre é ter algum bichinho de estimação, e sem dúvida, o mais querido deles é o melhor amigo do homem, o cachorro.

Apesar de muito amáveis e carinhosos, cuidar de uma criaturinha fofa dessas pode dar mais trabalho do que parece. Além de alimentar seu pet e limpar aquela sujeirinha que ele faz no quintal, também é preciso:

  • Dar banhos regularmente, a fim de evitar fungos e parasitas na pele, porém não em excesso, para não causar problemas dermatológicos;
  • Levar o seu cão periodicamente para fazer uma checagem geral em uma clínica veterinária;
  • Cuidar da alimentação do seu bichinho para que ele não coma nada que faça mal para ele;
  • Cuidar dos pelos de seu cão periodicamente, seja somente com a escovação ou através da tosa;
  • Não deixar o animal sozinho dentro de casa por longos períodos, pois além de se sentir solitário, ele pode causar algum acidente e estragos, na sua ausência;
  • Se morar em apartamento, lembrar de colocar grades nas janelas para evitar acidentes graves.

Desses cuidados, os mais importantes são em relação à segurança, porém, mais fáceis de lembrar por serem mais óbvios. Porém, um quesito muito negligenciado pelos donos é a higiene de seu bichinho.

Cuidando da higiene do seu cãozinho

Os tipos de necessidades em relação à higiene varia de acordo com a raça do bichinho de estimação, isso porque cada uma delas tem um porte e pelagem específica que exige determinados cuidados.

O shampoo para cachorro, por exemplo, é um item que possui diversas variáveis, sendo que existe o produto para cachorros com pelos curtos, longos, claros, escuros, lisos, enrolados, etc.

Além disso, existem tipos de pelagens que devem ser tosadas periodicamente de acordo com o estilo do cãozinho.

Tanto para o caso do banho, quanto para o caso da tosa, existem profissionais que sabem exatamente os produtos e quais cortes aplicar em cada tipo de pelagem. Esse serviço pode ser encontrado em pet shop.

Para os donos que não dispõem de muito tempo, ou simplesmente não querem se deslocar até um local de banho e tosa, existe a opção de banho e tosa delivery.

É exatamente o que parece: você liga para a empresa e ela vem na sua casa fazer esse serviço. Desse jeito, o processo é mais prático e confortável, tanto para o dono, quanto para o cão.

No caso do serviço delivery, o dono de um pet que mora em São Paulo, por exemplo, pode optar por uma empresa de banho e tosa em Guarulhos, se esta for considerada mais confiável por ele.

Portanto, esse tipo de serviço representa, não somente, comodidade e conforto, mas também maior poder de escolha para o consumidor.

Existem raças que não necessitam da tosa, mas continuam precisando do banho. É possível, nessas empresas, contratar somente esse procedimento, o que sairia mais barato.

Você pode encontrar um banho para cachorro preço entre trinta e cinquenta reais, enquanto o banho somado com a tosa pode variar de quarenta até oitenta reais.

Benefícios dos cuidados com a higiene

Apesar de muito prático e útil, contratar esse tipo de serviço especializado necessita de um investimento mensal, que por sua vez, sem a devida preparação e organização, pode comprometer a renda familiar.

Nesse caso, o dono deve se informar a respeito do shampoo correto para seu cachorro e, no caso dele precisar de tosas regulares, talvez valha a pena investir em pacotes especiais.

Entretanto, a dica de sempre é: pesquise! Busque dados na internet à respeito das empresas próximas a você, compare os valores e se certifique de optar pelo espaço com a melhor relação de custo-benefício.

O banho e a tosa não consiste, somente, em um processo que deixa seu cachorro cheiroso e mais bonito, mas também visa promover a saúde e o bem-estar do animal.

Tanto o banho quanto a tosa ajudam a eliminar pulgas, evitar fungos na pele e coceiras que podem levar a feridas e infecções. Por isso, é tão importante cuidar da pelagem do seu cachorro.

Além de ele ficar mais bonito, feliz e cheirosinho, também ficará mais saudável, o que ajuda a manter a saúde de seus donos, já que não corre o risco de transmissão de doenças e bactérias.

Deixe uma resposta